FC Porto: Mestres da mentira! Gente sem vergonha que enxovalha tudo e todos!
Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 70 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado nos campeonatos nacionais de 1977/78 e 1978/79.
Durante 20 anos ninguém se lembrou de Calabote, porque nesse ano (1959) nada se passara e o FC Porto foi campeão. Em 1977, quando o Benfica começou a contestar os favores (descarados) ao FC Porto nesse campeonato de 1977/78, o treinador do FCP, José Maria Pedroto (tal como o jogador António Oliveira), respondiam sempre da mesma forma: "O que vocês queriam era o Calabote!".
E como já ninguém se lembrava do que se passara, foi fácil enganar as pessoas, até porque ele (eles) não diziam a que jogo se estavam a referir.
E como já ninguém se lembrava do que se passara, foi fácil enganar as pessoas, até porque ele (eles) não diziam a que jogo se estavam a referir.
Foram alguns - principalmente Pôncio Monteiro - que começaram a inventar, dando a entender que o Calabote beneficiava o Benfica em todos ou em muitos jogos: penáltis a favor e nenhum contra, expulsões, tempo de compensação absurdos até o Benfica marcar, etc. Depois é que se começou a falar nesse jogo de 1959, mas o "pessoal já tinha emprenhado pelos ouvidos".
José Maria Pedroto era mestre do disfarce. Criava uma cortina de fumo à volta de um assunto sem nexo, (mas interessante e apaixonante de mexerico), para "trabalhar" noutro! Foi assim que criou o «caso Calabote», em final dos anos 70, para encobrir a vergonha do FC Porto estar a ser escandalosamente beneficiado.
Quer Pedroto, quer Pinto da Costa, entre muitos defeitos, têm (pelo menos) uma virtude. Conhecem muito bem a Fauna do Futebol Português e o próprio País, em termos de elites políticas, económicas e jornalísticas. Sabem que o que conta é a aldrabice, desde que a consigam transformar numa Lenda. É disto que se gosta! Foi isso que Pedroto fez com o Calabote. É isso que Pinto da Costa faz com o Antigo Regime e tudo o mais.
NOTA: E é verdade que Pedroto não gostava de Calabote, mas por factos ocorridos enquanto capitão do FC Porto ,em 13 de Janeiro de 1957, no estádio José Alvalade!
Por Alberto Miguéns (exclusivo MG)
Esta intervenção de António Melo na Bola TV, prova inequivocamente (com documentos!) que 'Calabote' é uma invenção do FC Porto!
Veja a intervenção do jornalista Alfredo Farinha que esteve no Estádio da Luz nesse jogo: Benfica - Cuf.