A propaganda nazi tinha uma máxima: "é necessário repetir mil vezes uma mentira que acosse o inimigo, para que ela se torne verdade". Era o que dizia o senhor Goebbels, o sinistro ministro da propaganda de Hitler. Pinto da Costa, há anos que lê da mesma cartilha e usa os mesmos métodos.
Ora, os dragões, têm referido repetidamente que o Benfica ganhava no passado porque era "o clube do Regime" e agora o seu Chefe, intrujão, chegou ao desplante de dizer que era "o clube do Fascismo"! A calúnia é crime, meus senhores, e o Benfica devia pôr um processo a este senhor por difamação!
Fascismo (e FCP) Nunca Mais!
Pinto da Costa na Afurada
Então não é que o FC Porto fundou o Estádio das Antas (anterior ao do Dragão) simbolicamente a 28 de Maio, dia da implantação do que viria a ser o Regime Salazarista, enquanto o Benfica inaugurou o seu no dia 1º de Dezembro, dia da Independência, e começou, aliás, com o Desfile dos operários?
Então não é que o FC Porto, graças às boas relações que tinha com o "Regime", evitou a descida de divisão em 1939/40 e em 1941/42.
Então não é que o clube do sr. Pinto da Costa (e à socapa) obteve o estatuto de utilidade pública 32 anos antes do Benfica?
Ainda nem dois anos tinham decorrido após a "Revolução de Maio de 1926" o FC Porto conseguiu ter o estatuto de utilidade pública que lhe permitia isenções fiscais e vantagens financeiras só ao alcance de "verdadeiras instituições sem fins lucrativos" como a Cruz Vermelha ou o Comité Olímpico português, por exemplo.
O Benfica, integrado num conjunto de cinco clubes de Lisboa, apenas em 1960 conseguiu usufruir das vantagens que o FC Porto tinha desde 13 de Março de 1928. Portanto, tivemos 32 anos de concorrência desleal, o que prova a promiscuidade do antigo regime com o FCP, pois o Estado Novo tinha a obrigação de tratar todos os clubes por igual, e não tratou. Durante 32 anos, não foram 32 dias!
Não é que o “Regime” preferia que a Selecção Nacional jogasse no Estádio das Antas. Não é que o “Regime” impediu a comunicação social de chamar ao Benfica "os vermelhos", por causa da conotação com os republicanos comunistas espanhóis, tendo passado a ser conhecidos pelos "encarnados". Não é que o "Regime" censurou o primeiro hino oficial do Benfica de seu nome “Avante p`lo Benfica”, só porque “Avante” era o nome do jornal do Partido Comunista?
Mais. O FC Porto e os comentadores do clube azul-e-branco propagandearam até à exaustão que o Benfica foi beneficiado por Calabote, num campeonato que o FC Porto ganhou... por um golo! (ver Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 80 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado)
A lista é longa. Por exemplo, o Benfica perdeu as meias-finais da Taça de Portugal com o V. Setúbal, marcada para o Bonfim no dia do regresso de Berna, depois da I vitória na Liga dos Campeões, porque a direcção da FPF, controlada pelos clubes do Regime (que eram sobretudo o Sporting, o Belenenses e o FC Porto) não aceitou adiar o jogo!
O SL Benfica é um clube centenário no qual a Democracia interna sempre existiu e sobreviveu, até mesmo no tempo em que ela não existiu no país (1926-1974) e em períodos conturbados da nossa história. O Benfica teve na sua direcção homens como Cosme Damião, Félix Bermudes, Manuel da Conceição Afonso, João Tamagnini Barbosa e Borges Coutinho, notórios democratas, homens de esquerda, sindicalistas e activistas. Em 33 presidentes da Direcção o Benfica só teve um elemento ligado ao Estado Novo: Mário Madeira.
No FC Porto é uma chusma deles ligados ao Fascismo! Presidentes da Direcção do FCP e em promiscuidade com cargos como deputados da União Nacional: Urgel Horta, Cesário Bonito, Ângelo Veloso; e ministro de Instrução: Augusto Pires de Lima. Para lá de outros pertencentes ao Fascismo Regional do Porto. E ainda o banqueiro Fascista Pinto de Magalhães.
No Sporting CP, Presidentes do Conselho Directivo e em promiscuidade com cargos importantes no regime fascista: Salazar Carreira, Cazal Ribeiro, Góis Mota, Oliveira Duarte, Ribeiro Ferreira, Viana Rebelo e Brás Medeiros.
Por último, apenas referir que o FC Porto do sr. Pinto da Costa foi condenado na justiça desportiva por tentativa de corrupção a árbitros, condenação, sublinhe-se, de que não recorreu! O presidente da UEFA, Michel Platini, referiu-se certo dia ao FC Porto como um clube "batoteiro", mesmo se, entretanto, vá lá saber-se porquê?!), se tem mostrado mais tolerante com a batota. E o treinador mais conceituado do planeta, Alex Ferguson, referiu-se ao clube azul-e-branco como o "clube que compra títulos no supermercado". É preciso dizer mais alguma coisa?
Como disse o Rei de Espanha a outro ditador: “PORQUE NÃO TE CALAS?!” E será que não há por aí ao menos UM portista (não pedimos mais!), digno, honrado e sem medo que não se reveja na linguagem e na atitude do seu Chefe e condene esta linguagem e este comportamento?
NOTA: Portistas e sportinguistas, todos os anos, elegem o slogan do Benfica: SLB, SLB! para "saudar" as mães dos benfiquistas. Um sinal de menoridade, para além do mais. O Benfica devia apresentar queixa na FPF, UEFA e FIFA por comportamento anti-desportivo e incitação ao ódio e à violência!
...................
Resposta BRILHANTE de Júlio Machado Vaz no Trio obrigatório!