Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada, colocam os "pontos nos is" relativamente à tentativa caluniosa de ligar o Benfica a qualquer Regime. Não só é um insulto à história do SLB, como a todos os que lutaram pela democracia no tempo da ditadura.
O Benfica é um clube centenário no qual a Democracia interna sempre existiu e sobreviveu, até mesmo no tempo em que ela não existiu no país (1926-1974) e em períodos conturbados da nossa história.
O SL Benfica teve na sua Direcção homens como: Cosme Damião, Félix Bermudes, Manuel da Conceição Afonso, João Tamagnini Barbosa e Borges Coutinho, notórios democratas, homens de esquerda, sindicalistas e activistas. O Benfica, em 33 Presidentes da Direcção, apenas teve um ligado ao Estado Novo: Mário Madeira.
No FC Porto é uma chusma deles ligados ao Fascismo! Presidentes da Direcção e em promiscuidade com cargos como deputados da União Nacional:
- Urgel Horta
- Ângelo César
- Augusto Pires de Lima
- Cesário Bonito
- Júlio Ribeiro Campos
O Sporting CP ainda tem mais ligações ao Fascismo! Presidentes do Conselho Directivo e simultaneamente com cargos importantes no regime fascista:
- Salazar Carreira
- Cazal Ribeiro
- Góis Mota
- Oliveira Duarte
- Ribeiro Ferreira
- Viana Rebelo
- Brás Medeiros
(ver Versão curta do vídeo no twitter)