O Grande Desafio a Vieira - Master Groove
Avançar para o conteúdo principal

O Grande Desafio a Vieira

O que se passou com o Benfica este ano é chocante, incompreensível, injustificável e exige reflexão profunda.

Vieira, na continuação de Vilarinho, (a quem devemos, ter corrido com essa mancha na História do Benfica que foi Vale e Azevedo), tem muitos méritos, seguramente; mas, no plano do futebol, nunca acertou. Ou melhor, acertou no ano passado, porque acertou no treinador, deu-lhe jogadores e ele fez o resto sozinho.

Mas não soube consolidar a vitória, porque displicentemente achou (ele e Jesus, se calhar) que ninguém segurava este Benfica e que bastava gerir o triunfo (como se isso não fosse precisamente o mais difícil: gerir a euforia da vitória). E porque desprezou a força, a experiência, a organização e o poder visível e oculto do FCP e de Pinto da Costa.
Vieira falha porque não domina a área do futebol nem sabe delegar: nunca encontrou, ou não quis encontrar, alguém a quem entregasse o departamento, a quem definisse objectivos, desse meios, e a quem pudesse também pedir responsabilidades.

E agora? Agora, é preciso perceber o que falhou (é o mais fácil) e corrigir o que se pode enquanto é tempo: estancar esta hemorragia trágica feita de derrotas, fazer contratações, vendas e dispensas cirúrgicas (sanear os que estão a mais na equipa, e sabe-se quem são). E fazer uma revolução no departamento, em termos de estratégia (que não há e nunca houve), de planeamento, de fixação de objectivos, de organização, de política de comunicação, etc.

O grande desafio a Vieira é esse: ou é capaz de delegar o poder no departamento de futebol, profissionalizá-lo (ou não é o futebol o core bussiness do clube e da SAD?) e, para isso, tem que encontrar o homem certo (o que anda por lá a fazer Rui Costa?); ou sai da direcção do Benfica pela porta pequena, e fica na História, não como o homem que devolveu o prestígio ao clube, mas como mais um, na lista de presidentes incompetentes e que atrasaram ainda mais a recuperação sempre adiada do prestígio, da glória e da grandeza do clube.

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários
8 Comentários

Comentários Blogger

  1. Águia Preocupada18 maio, 2011 22:08

    Delegar o futebol em quem saiba? Espere sentado! Então ainda há poucos dias o homem, cheio de convencimento e vaidade, afirmou que este ano iria delegar menos... Sim, porque o ano passado, delegou em Rui Costa e ganhámos... e ete ano tomou tudo a seu cargo e perdemos... há que continuar, pois como também afirmou:

    "Aprender com os erros do passado, é erro que não volto a cometer"

    Está tudo dito ou falta mais alguma explicação?
    Não corramos com Vieira e pandilha, depois queixemo-nos... a quem?!

    ResponderEliminar
  2. Por muito respeito que tenho pelo nosso Presidente, não o acho com TOMATES para levar o departamento de futebol a bom porto.

    Ele tem outras valências que estão à vista de todos e nós não somos cegos mas, estar à frente do futebol a tomar decisões sozinho....NÃO !!!!!!!

    O futebol no Benfica é um porta-aviões e o Presidente tem apenas a carta de patrão de costa.

    Já no que diz respeito ao Estádio, Seixal, socios, casas do Benfica, Fundação, Marketing, Benfica-TV, Jornal, Mistica e outras valências tem Diploma com a máxima nota. Que fique por aí, que já não é pouco.

    ResponderEliminar
  3. Este ano era preciso mais politica que gestão e ele é um amador nessas andanças.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que existem muitos problemas no Benfica, que vão continuar a existir com vieira. Foi doloroso ficar nas meias contra a filial, mas hoje vimos essa mesma filial ser melhor que a equipa A. Não fosse mais um empurrão do árbitro que não expulsou sapunaru a 20 minutos do fim, nem marcou durante todo o jogo um livre a 5 metros da área do Porto (e teve muitas oportunidades para isso), a esta hora se calhar era o Braga que tinha ganho o jogo. Sei que são erros que não é um penalti nem um golo bem ou mal validado, mas também contam e acontecem com muita frequência. O Porto venceu o jogo com uma única oportunidade de golo. A força deles é mental. Está na motivação que adquirem com as vitórias que lhes vão sendo dadas. Cardozo na época passada com a motivação das vitórias da equipa e com o apoio dos adeptos, raramente falhava uma oportunidade. Não tivesse ele sido constantemente assobiado durante a época e não tinha falhado muitos deles. Por exemplo no jogo da luz com o Braga os 2 que falhou na primeira parte tinham sido golo e a esta hora podíamos ser nós a festejar. Está provado que Vieira é muito fraquinho, principalmente quando mete os dedos no futebol. Mas em termos de desenvolver a marca é o melhor que tivemos até hoje. Apenas o queria nestes tempos de negociação dos direitos desportivos. Mas mesmo assim nas próximas eleições provavelmente é tempo de darmos lugar a outro. E que o próximo corte relações com todos os pasquins que diariamente e mais que uma vez ao dia inventam noticias negativas sobre o Benfica. Que no final de cada jogo que tenhamos sido minimamente roubados apresente um vídeo desse roubo (em caso de vitória ou derrota). Este ano não fomos tão maus... Não fomos apenas muito melhores... No dia que o sistema acabar teremos um futuro risonho pela frente... Cabe a todos nós pôr fim a nojice deste "futebol" português

    ResponderEliminar
  5. Excelente! E justo.E com o tom certo. Por muito que me custe a admitir, ele só acertou quando contratou o Veiga, cujos métodos foram aprendidos com o Pinto da Costa, o único que o põe em sentido e que, para surpresa de toda agente, se portou como um senhor quando saiu.

    Mas é óbvio que o Veiga tinha que ser controlado para não entrar em esquemas comprometedores. Mas, no resto, ele era o único que, neste momento e com o ascendente que o Porto tem sobre tudo, a nível interno e internacional (como se viu hoje, o Garrido rende pontos na UEFA) podia preencher o lugar de director desportivo.
    Ao que nós chegámos!

    ResponderEliminar
  6. Há 10 anos que LFV prova época a seguir a época a sua incapacidade para a gestão desportiva e tudo o que a involve. Não é agora que vai mudar. Portanto, lá virão uns camiões de sul-americanos, o Coentrão e mais uns quantos (Cardozo, Javi Garcia) serão vendidos, o Maxi não vai renovar o contrato e vai acabar vestido ás riscas, o jj arrisca-se a ser demitido em Outubro, quando o campeonato já estiver perdido, e a liga dos campeões for uma miragem. No final da época comemoraremos o tetra na taça da cerveja e 89% irão votar novamente no homem. Enfim, nada de novo.

    ResponderEliminar
  7. http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/05/coragemprecisa-se.html

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. excelente post.
    parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

«Temos o inimigo dentro de portas»

Não carece de demonstração que o Benfica tem um duplo problema institucional; ao nível desportivo e ao nível do Estado. (António Barreto)




O critério da competência no recrutamento deve ser condicionado a demonstração de lealdade. E mesmo assim, deve ter-se em conta o impacto entre os adeptos. Recrutar para o clube pessoas que no passado lhe fizeram mal, não é sensato; mina a confiança e a coesão dentro e fora da estrutura.

Há muito que paira no ar a ideia de que há "submarinos" no Clube/SAD. Porém, lembremo-nos que Joaquim Oliveira tem assento no Conselho de Administração da SAD, por isso, está ao corrente de tudo o que se passa nela. Recomendaria proceder-se ao aumento de capital da SAD de forma a que JO, perdesse essa prerrogativa.

Temos o inimigo dentro de portas. Tínhamos outro, o BES.

Posto isto, não carece de demonstração que o Benfica tem um duplo problema institucional; ao nível desportivo e ao nível do Estado. Perante os ataques infames ao Benfica, de múltiplas fren…

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira José Maria Pedroto era mestre do disfarce. Criava uma cortina de fumo à volta de um assunto sem nexo, para "trabalhar" noutro! Foi assim que criou o «caso Calabote», em final dos anos 80, para encobrir a vergonha do FC Porto estar a ser escandalosamente beneficiado.



Durante 20 anos ninguém se lembrou de Calabote, porque nada se passara e o FC Porto foi campeão.

Em 1977, quando o Benfica começou a contestar os favores (descarados) ao FC Porto nesse campeonato de 1977/78, o treinador do FCP, José Maria Pedroto (tal como o jogador António Oliveira), respondiam sempre da mesma forma: "O que vocês queriam era o Calabote!".  E como já ninguém se lembrava do que se passara, foi fácil enganar as pessoas, até porque ele (eles) não diziam a que jogo se estavam a referir. 
Foram alguns - principalmente Pôncio Monteiro - que começaram a inventar, dando a entender que o Calabote beneficiava o Benfica em todos ou em muitos jogos: penáltis a favor e n…

Espiões no Benfica! Chamem a Policia do Porto

O Benfica continua a ser devassado! Foram divulgados, esta tarde, os contratos de trabalho de Castillo e Ferreyra!




Chamem a Policia!

«Exactamente. Fomos avisados pela própria Policia Judiciária»

FC Porto, 30 anos a ganhar à custa de expedientes irregulares.  Revelações da ex-companheira de Pinto da Costa



Quem é que avisou?
"Foi um elemento da Policia Judiciária, amigo do irmão de Reinaldo Teles"

"Ele [árbitro] foi pago para o Porto ganhar e o Benfica perder. E fomos campeões."

Confissão do ex-árbitro Jacinto Paixão: "É verdade que o FCPorto nos ofereceu raparigas como era habitual fazer.."

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico?


hseneca@exameinformatica.pt
Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus
Como não sou exibicionista, vou poupar pormenores sobre aquilo que se pode encontrar na minha caixa de e-mail profissional:

- Alguns e-mails de pessoas que me deram informação sob anonimato;

- Um ou outro secretário de estado; e penso que até um ministro antes de o ser;

- Pouco mais de uma dezena de mensagens onde descomponho alguém que me pareceu incompetente na hora de me dar informação e um pouco mais de uma dezena de e-mails em que essas pessoas justamente me retribuem na mesma moeda;

- Alguns poemas ridículos que me hão de envergonhar até ao último torrão de terra cair sobre o meu caixão;

- Cartas para os meus filhos e para a mãe dos meu…

O túnel da Madalena

Dizem que em dias gloriosos e radiosos, aparecem nos fundos daquela autêntica catacumba submundana, figuras fantasmagóricas – Abel “O Guarda” e “sus muchachos”. Ouvem-se rajadas de metralhadora…



O túnel da “Madalena”, cujo início da construção data de meados da década de 80 do século passado, é uma cópia fiel, mas muito mais refinada, de um, bem mais antigo, o das Antas - esse túnel tenebroso onde se simulava a sodomização dos árbitros e que foi um altar de medo, boçalidade, coacção e violência.

Um túnel apetrechado com um sistema de fios condutores “com tecnologia de ponta”, onde todas as chamadas telefónicas partiam ou chegavam à cabine controleira de Giorgio.

Augusto Duarte e António Araújo, suspeitos aventureiros da noite, atravessaram-no, seguindo sempre, sempre em frente, e numa escuridão total, sem um único clarão, trouxeram do seu interior o envelope mágico, uma simples folha de papel que à luz do dia se transformou em cinco notas de quinhentos euros.

Jacinto Paixão, José Chil…

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia?

Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: "O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense".

Naturalmente, esperava que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas tudo ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas. Do nada, metem o Benfica ao barulho e...Ciao AlertaCM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor.

Manuel Queiroz apanhado a mentir é arrasado em directo

Para Manuel Queiroz (presidente do CNID - Clube Nacional Imprensa Desportiva), o jogo Marítimo-Benfica, da época 2015/16, "foi estranho e levantou logo suspeitas porque Fransérgio jogou a ponta de lança". Entretanto, já o programa ia a meio, Queiroz recebeu uma resposta surpreendente.

imagem fonte:zerozero


Nota: Ninguém fala das poupanças do Marítimo contra o SCP (5 titulares no banco) para poderem defrontar o Benfica na jornada seguinte. 400.000 euros explicam essa estranheza. Também ninguém fala das 5 derrotas do Marítimo nas últimas 6 jornadas desse campeonato... (Rui Faria)

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting.



O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva" "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?"