
Vieira, na continuação de Vilarinho, (a quem devemos, ter corrido com essa mancha na História do Benfica que foi Vale e Azevedo), tem muitos méritos, seguramente; mas, no plano do futebol, nunca acertou. Ou melhor, acertou no ano passado, porque acertou no treinador, deu-lhe jogadores e ele fez o resto sozinho.
Mas não soube consolidar a vitória, porque displicentemente achou (ele e Jesus, se calhar) que ninguém segurava este Benfica e que bastava gerir o triunfo (como se isso não fosse precisamente o mais difícil: gerir a euforia da vitória). E porque desprezou a força, a experiência, a organização e o poder visível e oculto do FCP e de Pinto da Costa.
Vieira falha porque não domina a área do futebol nem sabe delegar: nunca encontrou, ou não quis encontrar, alguém a quem entregasse o departamento, a quem definisse objectivos, desse meios, e a quem pudesse também pedir responsabilidades.
E agora? Agora, é preciso perceber o que falhou (é o mais fácil) e corrigir o que se pode enquanto é tempo: estancar esta hemorragia trágica feita de derrotas, fazer contratações, vendas e dispensas cirúrgicas (sanear os que estão a mais na equipa, e sabe-se quem são). E fazer uma revolução no departamento, em termos de estratégia (que não há e nunca houve), de planeamento, de fixação de objectivos, de organização, de política de comunicação, etc.
O grande desafio a Vieira é esse: ou é capaz de delegar o poder no departamento de futebol, profissionalizá-lo (ou não é o futebol o core bussiness do clube e da SAD?) e, para isso, tem que encontrar o homem certo (o que anda por lá a fazer Rui Costa?); ou sai da direcção do Benfica pela porta pequena, e fica na História, não como o homem que devolveu o prestígio ao clube, mas como mais um, na lista de presidentes incompetentes e que atrasaram ainda mais a recuperação sempre adiada do prestígio, da glória e da grandeza do clube.
DICA! Se um vídeo não funcionar, actualize a página. Prima as teclas: Ctrl + F5
Delegar o futebol em quem saiba? Espere sentado! Então ainda há poucos dias o homem, cheio de convencimento e vaidade, afirmou que este ano iria delegar menos... Sim, porque o ano passado, delegou em Rui Costa e ganhámos... e ete ano tomou tudo a seu cargo e perdemos... há que continuar, pois como também afirmou:
ResponderEliminar"Aprender com os erros do passado, é erro que não volto a cometer"
Está tudo dito ou falta mais alguma explicação?
Não corramos com Vieira e pandilha, depois queixemo-nos... a quem?!
Por muito respeito que tenho pelo nosso Presidente, não o acho com TOMATES para levar o departamento de futebol a bom porto.
ResponderEliminarEle tem outras valências que estão à vista de todos e nós não somos cegos mas, estar à frente do futebol a tomar decisões sozinho....NÃO !!!!!!!
O futebol no Benfica é um porta-aviões e o Presidente tem apenas a carta de patrão de costa.
Já no que diz respeito ao Estádio, Seixal, socios, casas do Benfica, Fundação, Marketing, Benfica-TV, Jornal, Mistica e outras valências tem Diploma com a máxima nota. Que fique por aí, que já não é pouco.
Este ano era preciso mais politica que gestão e ele é um amador nessas andanças.
ResponderEliminarÉ verdade que existem muitos problemas no Benfica, que vão continuar a existir com vieira. Foi doloroso ficar nas meias contra a filial, mas hoje vimos essa mesma filial ser melhor que a equipa A. Não fosse mais um empurrão do árbitro que não expulsou sapunaru a 20 minutos do fim, nem marcou durante todo o jogo um livre a 5 metros da área do Porto (e teve muitas oportunidades para isso), a esta hora se calhar era o Braga que tinha ganho o jogo. Sei que são erros que não é um penalti nem um golo bem ou mal validado, mas também contam e acontecem com muita frequência. O Porto venceu o jogo com uma única oportunidade de golo. A força deles é mental. Está na motivação que adquirem com as vitórias que lhes vão sendo dadas. Cardozo na época passada com a motivação das vitórias da equipa e com o apoio dos adeptos, raramente falhava uma oportunidade. Não tivesse ele sido constantemente assobiado durante a época e não tinha falhado muitos deles. Por exemplo no jogo da luz com o Braga os 2 que falhou na primeira parte tinham sido golo e a esta hora podíamos ser nós a festejar. Está provado que Vieira é muito fraquinho, principalmente quando mete os dedos no futebol. Mas em termos de desenvolver a marca é o melhor que tivemos até hoje. Apenas o queria nestes tempos de negociação dos direitos desportivos. Mas mesmo assim nas próximas eleições provavelmente é tempo de darmos lugar a outro. E que o próximo corte relações com todos os pasquins que diariamente e mais que uma vez ao dia inventam noticias negativas sobre o Benfica. Que no final de cada jogo que tenhamos sido minimamente roubados apresente um vídeo desse roubo (em caso de vitória ou derrota). Este ano não fomos tão maus... Não fomos apenas muito melhores... No dia que o sistema acabar teremos um futuro risonho pela frente... Cabe a todos nós pôr fim a nojice deste "futebol" português
ResponderEliminarExcelente! E justo.E com o tom certo. Por muito que me custe a admitir, ele só acertou quando contratou o Veiga, cujos métodos foram aprendidos com o Pinto da Costa, o único que o põe em sentido e que, para surpresa de toda agente, se portou como um senhor quando saiu.
ResponderEliminarMas é óbvio que o Veiga tinha que ser controlado para não entrar em esquemas comprometedores. Mas, no resto, ele era o único que, neste momento e com o ascendente que o Porto tem sobre tudo, a nível interno e internacional (como se viu hoje, o Garrido rende pontos na UEFA) podia preencher o lugar de director desportivo.
Ao que nós chegámos!
Há 10 anos que LFV prova época a seguir a época a sua incapacidade para a gestão desportiva e tudo o que a involve. Não é agora que vai mudar. Portanto, lá virão uns camiões de sul-americanos, o Coentrão e mais uns quantos (Cardozo, Javi Garcia) serão vendidos, o Maxi não vai renovar o contrato e vai acabar vestido ás riscas, o jj arrisca-se a ser demitido em Outubro, quando o campeonato já estiver perdido, e a liga dos campeões for uma miragem. No final da época comemoraremos o tetra na taça da cerveja e 89% irão votar novamente no homem. Enfim, nada de novo.
ResponderEliminarexcelente post.
ResponderEliminarparabéns.