Avançar para o conteúdo principal

Vocês, no FC Porto, são trapaceiros e mentirosos. Como um vómito!


Intrujice à FCP - António Nicolau d'Almeida!?
Um "barrete" grosseiro, mas que vão enfiando a muitos papalvos desde 1989, há 29 anos.

José Monteiro da Costa, fundador do FCP em 2 Agosto 1906.
José Monteiro da Costa foi durante muitos anos honrado pelos portistas como seu fundador, entre 1906 e 1987, ou seja, durante 81 anos. Até que Pinto da Costa, intrujão, decidiu que o FCP tinha sido fundado em 28 de Setembro de 1893, por António Nicolau d'Almeida.



Passou o 2 de Agosto, dia da fundação do Futebol Clube do Porto e ao contrário do que aconteceu até 1988, não se ouviu, viu nem leu qualquer notícia acerca do assunto. Os dirigentes portistas (uns a vigarizar e outros, minoritários, envergonhados) e os media coniventes, por isso cúmplices, escondem uma história real de 112 anos para promover, (em 28 de Setembro) uma história virtual de 125 anos, acrescentando 13 anos iniciais (1893 - 1906) de vácuo, inexactidões, interpretações sem contexto e abusivas, sem nexo. Mas com propósitos. Lamacentos e de podridão.

Quem renega os seus antepassados, ignora os seus fundadores, faz revisionismo (baseado em pretensos documentos), reescrevendo a história é capaz de tudo. Mesmo tudo! Se o FCP ignora José Monteiro da Costa! Se ignora os primeiros associados, como António Martins e Camilo Monis, entre outros, ou seja, aqueles que tornaram possível a existência do clube! Se o FCP ignora António Rodrigues Teles, que tornou (e permite) conhecer com detalhe a história do clube! Se a Comunicação Social lhes dá cobertura! Nós dizemos NÃO! E NÃO!

Vocês, no FCP (há 30 anos), são trapaceiros. Trapaceiros e mentirosos. Como um vómito. Se não têm pejo em enxovalhar a vossa história também não têm ética, desvirtuando o desporto no passado, presente e preparando-se (como de costume, de forma vil e ardilosa) para o fazer no futuro! E vocês, media, TODA sem excepção, que dão cobertura a um embuste, atraiçoando o que é a vossa própria missão, não sentem vergonha de "matar" a memória e a honestidade dos grandes jornalistas que vos precederam? De que têm medo? De perder o "pasto".

A intrujice é tão grosseira que nem necessita de ser desmontada tão absurda é a aldrabice.

A História (Real) do FC Porto...
Os dirigentes e associados do FCP tiveram durante muito tempo, até (pelo menos...) 1989, ou seja durante (pelo menos...) 83 anos muito orgulho na história do seu clube. Isto porque, entre os principais clubes – e os mais antigos – cabia ao FC Porto a primazia de, em tempo devido, ter um historiador (António Rodrigues Teles) que desde muito cedo acompanhou, registando-a, a actividade do Clube e entrevistou alguns dos fundadores, ainda vivos. Por isso está tão detalhada, quer a fundação, quer os primeiros anos e as actividades iniciais do FCP. Não há clube fundado na primeira década do século XX (pelo menos em Portugal) que tenha a fundação e as primeiras iniciativas tão bem documentadas como o FCP.

António Rodrigues Teles, portista e jornalista em publicações (por exemplo no jornal “Sporting”) da cidade do Porto e correspondente no Porto do jornal “Os Sports” (depois “Mundo Desportivo”) publicou duas histórias do FC Porto, onde ilustra, com rigor e paixão clubística, a fundação do seu clube. A primeira em 1933 e a segunda (por fascículos) em 1956.




Em baixo, a lista com “Os primeiros 100 sócios da fundação” do FC Porto, como anota António Rodrigues Teles: "De Agosto de 1906 a Abril de 1907, inscreveram-se 100 associados".


Página 68 da História do FC Porto publicada por António Rodrigues Teles


Onde está o "tal" Nicolau d'Almeida?
Numa lista com cem nomes, não há qualquer um que se chame António Nicolau d'Almeida. A menos que utilize pseudónimos ou heterónimos. Então o FCP teve um fundador, (presidente e tudo mais que se lhe quiser acrescentar), que nunca foi sócio do FC Porto?

Nicolau d'Almeida não consta dos primeiros 100, nem dos restantes! Nunca houve um registo de associado com o seu nome, como demonstra António Rodrigues Teles (que sabia dessa história de 1893, escrevendo que não havia relação entre uma notícia de jornal e as entrevistas que fez a fundadores e associados mais antigos), no 3.º volume da História do FC Porto, publicado em fascículos, em 1956, para comemorar as “Bodas de Ouro do FCP”.

Nicolau viveu no Porto, foi personalidade no meio financeiro do negócio vinhateiro, certamente conviveu com alguns portistas, viu jogos do FCP e nunca foi sócio do FCP? Mas foi fundador, presidente e tudo o mais que a imaginação lhe queira acrescentar!

Nicolau faleceu em 21 Fevereiro 1948, ou seja, durante 41 anos (entre 2 Agosto 1906 e a data do seu falecimento) ignorou, sempre, o clube que fundou!


Placa inventada em 2011 no âmbito do projecto "Viver a Rua". Tentam tudo para apagar o passado (verdadeiro) e fazer vigorar a mentira criada em 1988


António Martins (sócio nº 3 e o 1º secretário do FCP em 1906) descreve a fundação do clube e é peremptório na descrição da fundação do FCP logo em 1926 (1 Março), ou seja, o clube ainda nem duas décadas completara.



Ninguém fala do "tal" Nicolau d'Almeida? Onde está o pseudo-fundador, o "tal" Nicolau d'Almeida?


HISTÓRIA DO FCP 1906-1933 Páginas 11 e 14.


Pinto da Costa e o aniversário portista
Em 2 de Agosto (dia da fundação do FCP), o presidente portista Pinto da Costa, tal como os antecessores, deslocava-se numa romagem de saudade ao Cemitério de Agramonte, a fim de homenagear Monteiro da Costa. Foi assim em 1986 (como a revista "Dragões" documenta). Em 1989, Pinto da Costa decidiu interromper uma homenagem "com décadas" ao fundador do FCP pois havia criado outro fundador.

Apesar de deixarem de existir as romagens da "Nomenclatura Portista" a 2 de Agosto, há associados (a nível individual) e adeptos do FC Porto que continuam a respeitar o legado e a memória do fundador.


A CAMPA DO FUNDADOR E PRIMEIRO PRESIDENTE DO FC PORTO
Homenagem portista em 1963|Foto de 2010, cemitério de Agramonte.


Finalmente uma pergunta, pois perguntar não ofende.
Nicolau d'Almeida faleceu 41 anos depois de 1906. O FC Porto homenageou todos os anos, em 2 de Agosto, entre 1911 (falecimento de Monteiro da Costa) e 1948 (falecimento de Nicolau) - depois até 1987 - o seu fundador Monteiro da Costa fazendo romagens anuais ao cemitério de Agramonte.

Pergunto... então o Nicolau, estando vivo, nunca corrigiu o erro, nunca esclareceu o que se passou no início do clube, nunca se indignou com tamanha inexactidão, repondo a verdade? Esteve vivo até 1948 e deixou que fosse atribuído a Monteiro da Costa a paternidade do FCP? Nem ele, nem os seus familiares, estes até entre 1948 e 1987, reivindicaram a fundação do clube? Como foi possível? Foi possível, porque Nicolau d'Almeida não era mentiroso. Sabia que não tinha sido ele o fundador, mas sim Monteiro da Costa. Nicolau era honesto, ao contrário de Pinto da Costa e dos seus cúmplices nesta rasca e pacóvia mentira de fazer o FCP...13 anos mais velhinho! Lérias.

Com mentiras tão grosseiras, inventadas e cultivadas pelo portismo e seus cúmplices, só se deixa enganar quem quer ser enganado. Chega! - O Football-Club do Porto fundado em 1893 não tem actividade desportiva em: 1893, 1894, 1895, 1896, 1897, 1898, 1899, 1900, 1901, 1902, 1903, 1904, 1905, 1906...(até 2 Agosto). Mentirosos! Vocês são, mesmo, muito mentirosos!

Alberto Miguéns
(Investigador e Geógrafo)

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários Facebook

1 comentários blogger

  1. Um dos discípulos dilectos de Goebells, Pinto da Costa, já fez tanta propaganda que muitas mentiras se tornaram verdade, como por exemplo o Pedroto ser um grande treinador - era isso sim um grande semeador de ódio, e a par de Pinto da Costa duas das figuras mais sinistras paridas pelo futebol português.

    Dois cínicos, velhacos, corruptos e manipuladores.

    Um asco, a que se associam muitos criminosos chamados de jornalistas, e que me dispenso de nomear por serem sobejamente conhecidos.

    Isto é apenas mais um assunto sintomático do espírito parolo, provinciano e ressabiado anti-Benfiquista de muitos dos que passaram pelo clube fundado por Monteiro da Costa e de que se apropriou, como se dele próprio fosse, Pinto da Costa com a sua fábula, para passar a ser reconhecido como o clube grande com maior antiguidade.

    O velhaco até a história quer corromper!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário



SIGA-NOS

Mensagens populares

História da penhora do Estádio das Antas - José Gomes Ferreira

Esta é a parte da intervenção de José Gomes Ferreira que foi removida do vídeo que circula nas redes sociais!

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting. O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva " "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?" Play/Pause Não vale roubar o video!

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

INTRODUÇÃO: «Sobre a Tirania - Vinte Lições do Séc. XX» de Timothy Snyder. 'E-mails bombásticos'  - As palavras que são escritas numa determinada situação, apenas fazem sentido nesse contexto. O próprio acto de deslocá-las do seu momento histórico colocando-as posteriormente num outro, consiste num acto de falsificação. Play/Pause Não vale roubar o video! Lição sobre 'E-mails Bombásticos', narrada por João Gobern. "O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis" - Timothy Snyder é professor na Universidade de Yale (EUA), tendo-se especializado na História da Europa Central e de Leste bem como na História do Holocausto. Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus https://exameinformatica.sapo.pt/ (...) Terminada esta descrição resumida, é c

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para “correr” com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

«Não estamos a falar de um jovem coitadinho. Estamos a falar de crimes! O resto é conversa»

O pirata informático Rui Pinto! Desmontada a tese 'Robin Pinto dos Bosques'. Limpinho! Debate: 'O Pirata Rui Pinto' (excerto de 15 min). Com Aníbal Pinto, ex-advogado de Rui Pinto; Manuel Rodrigues; André Ventura; prof. Rui Pereira. Video:Play/Pause "Não estamos a falar de um coitadinho. Estamos a falar de crimes cometidos por alguém extremamente inteligente, com meios e intenção de os praticar. O resto é conversa". (Manuel Rodrigues, ex-inspector da PJ)

António Oliveira: O Benfica tem uma dimensão mundial muito grande

Novidade, apenas para desonestos e aziados! "O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande. As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: o Benfica tem mais dimensão mundial que Porto e Sporting juntos" — António Oliveira, na RTP, 2012. Play/Pause Não vale roubar o video!

Pinto da Costa arrasado em directo

Neste video, Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira e Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à caluniosa tentativa de ligar o Benfica a qualquer Regime.

Posts do momento

História da penhora do Estádio das Antas - José Gomes Ferreira

Esta é a parte da intervenção de José Gomes Ferreira que foi removida do vídeo que circula nas redes sociais!

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting. O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva " "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?" Play/Pause Não vale roubar o video!

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

INTRODUÇÃO: «Sobre a Tirania - Vinte Lições do Séc. XX» de Timothy Snyder. 'E-mails bombásticos'  - As palavras que são escritas numa determinada situação, apenas fazem sentido nesse contexto. O próprio acto de deslocá-las do seu momento histórico colocando-as posteriormente num outro, consiste num acto de falsificação. Play/Pause Não vale roubar o video! Lição sobre 'E-mails Bombásticos', narrada por João Gobern. "O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis" - Timothy Snyder é professor na Universidade de Yale (EUA), tendo-se especializado na História da Europa Central e de Leste bem como na História do Holocausto. Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus https://exameinformatica.sapo.pt/ (...) Terminada esta descrição resumida, é c

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para “correr” com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

«Não estamos a falar de um jovem coitadinho. Estamos a falar de crimes! O resto é conversa»

O pirata informático Rui Pinto! Desmontada a tese 'Robin Pinto dos Bosques'. Limpinho! Debate: 'O Pirata Rui Pinto' (excerto de 15 min). Com Aníbal Pinto, ex-advogado de Rui Pinto; Manuel Rodrigues; André Ventura; prof. Rui Pereira. Video:Play/Pause "Não estamos a falar de um coitadinho. Estamos a falar de crimes cometidos por alguém extremamente inteligente, com meios e intenção de os praticar. O resto é conversa". (Manuel Rodrigues, ex-inspector da PJ)

António Oliveira: O Benfica tem uma dimensão mundial muito grande

Novidade, apenas para desonestos e aziados! "O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande. As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: o Benfica tem mais dimensão mundial que Porto e Sporting juntos" — António Oliveira, na RTP, 2012. Play/Pause Não vale roubar o video!

Pinto da Costa arrasado em directo

Neste video, Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira e Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à caluniosa tentativa de ligar o Benfica a qualquer Regime.