Hino do Benfica - Master Groove
Avançar para o conteúdo principal

Hino do Benfica


A popularidade do Benfica fazia com que a exibição pública do Hino se confundisse com o Avante pelo Comunismo. E por vezes (ao que se dizia) havia quem o cantasse de punho fechado erguido ao alto. 

Para evitar "confusões" o Ministério do Interior, no início dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, "solicitou" aos dirigentes do Clube que evitassem a exibição pública do Hino. Para "evitar aproveitamentos políticos". 

Hino que foi sendo cada vez menos cantado em cerimónias do "Glorioso". Até porque nunca o foi muito... A ideia de Félix Bermudes foi solicitar ao maestro Alves Coelho (pai) que fizesse uma composição mais intimista para que os Benfiquistas (em particular os atletas) nele se inspirassem em momentos de maior dificuldade! Para recuperarem energia, vigor e Mística!

A letra do Hino do Clube, da autoria de Félix Bermudes, feito para assinalar as comemorações das Bodas de Prata (1929) nada tem a ver com o Comunismo! A palavra 'Avante' para Félix Bermudes estaria relacionado com o termo Avanti! do Futurismo criado por Marinetti alguns anos antes.

SER BENFIQUISTA

Uma canção que ganhou estatuto como um «hino»
Data: 1953 - Letra e Música: Paulino Gomes Júnior - Interpretado pelo tenor Luís Piçarra.

Já em contagem decrescente para as comemorações do meio-século de existência, o director do Jornal "O Benfica" fez uma letra e música brilhantes que foram interpretadas pelo tenor Luís Piçarra, em 11 de Abril de 1953, no II Sarau Artístico, no Pavilhão dos Desportos, uma das inúmeras iniciativas do Clube para angariação de verbas destinadas a poder erguer a "Saudosa Catedral" sem custos onerosos para o futuro do "Glorioso". O brilhantismo da interpretação de Luís Piçarra tornaram o tema muito popular e acarinhado pelos Benfiquistas. Que foi depois a «canção Benfiquista do ano em 1954», nas comemorações do 50.º aniversário, com interpretação do nosso Orfeão, no Coliseu dos Recreios.

Com as características intimistas do Hino, o facto do Benfica ser "aconselhado" a evitar entoá-lo publicamente por muitas vezes, para alguns "cantantes" o "Avante Pelo Benfica" ser alterado para "Avante pelo PêCê" ou "Avante pelo Comunismo", para além do brilhantismo da interpretação de Luís Piçarra bem como a letra simples e identitária entre os Benfiquistas levou muitos a entoá-lo tanto (e com tanto gosto) que passou a "Hino Oficioso". Ainda hoje é assim. Atente-se!

Alberto Miguéns

Hino do Sport Lisboa e Benfica

Todos por um, eis a divisa
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza
Em gloriosa tradição.

Olhando altivo o seu passado
Pode ter fé no seu futuro,
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.

Avante, avante p'lo Benfica
Que uma aura triunfante Glorifica,
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado
Honrai agora os ases que nos honraram o passado.(x2)

Olhemos fitos essa Águia altiva
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva
Erguendo ao alto o nosso emblema.

Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração
Dêmos-lhe a fé, a alma.



letra: Félix Bermudes;  música: Alves Coelho;  Interpretação: Orfeão SLB;  Composto por ocasião do 25º aniversário do Clube (1929)





Veja:O Benfica era o clube do fascismo?

Comentários Blogger

  1. Obrigado! :D* Não sabia. Cada vez mais me orgulho de pertencer ao Maior Clube do Mundo! Obrigado Master!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. A 16 de Abril de 1953 foi apresentado num sarau de angariação de fundos para a construção do Estádio da Luz, no Pavilhão dos Desportos, com a presença de cerca de 6 mil benfiquistas o tema "Ser Benfiquista" escrito por Paulino Gomes Júnior (letra e música) e interpretado pelo cristalino tenor Luís Piçarra, muitas vezes tomado, erradamente, pelo hino oficial do Clube

    ResponderEliminar
  3. Nas paredes de Lisboa, vemos o refrão nuns tags assinados NN.

    Avante, avante p'lo Benfica
    Que uma aura triunfante Glorifica!!

    ResponderEliminar
  4. Espectacular. Letra SUBLIME. Os jogadores actuais deviam ouvir sempre o Nosso Glorioso HINO nos momentos imediatamente anteriores a cada jogo que fizessem com o Nosso MANTO SAGRADO.

    Para isso era preciso um Presidente com 100% de BENFIQUISMO PURO.

    BENFICAAAAAAAA MAIOR QUE O DESPORTOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  5. Devíamos fazer com que este voltasse a ser o nosso Hino!

    ResponderEliminar
  6. Não devíamos nada. O ser benfiquista é tocado há 60 anos, é claro que é o hino oficial do Benfica. Isto não passa de revisionismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Manuel Queiroz apanhado a mentir é arrasado em directo

Para Manuel Queiroz (presidente do CNID - Clube Nacional Imprensa Desportiva), o jogo Marítimo-Benfica, da época 2015/16, "foi estranho e levantou logo suspeitas porque Fransérgio jogou a ponta de lança". Entretanto, já o programa ia a meio, Queiroz recebeu uma resposta surpreendente.

imagem fonte:zerozero


Nota: Ninguém fala das poupanças do Marítimo contra o SCP (5 titulares no banco) para poderem defrontar o Benfica na jornada seguinte. 400.000 euros explicam essa estranheza. Também ninguém fala das 5 derrotas do Marítimo nas últimas 6 jornadas desse campeonato... (Rui Faria)

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting.



O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva" "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?"

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico?


hseneca@exameinformatica.pt
Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus
Como não sou exibicionista, vou poupar pormenores sobre aquilo que se pode encontrar na minha caixa de e-mail profissional:

- Alguns e-mails de pessoas que me deram informação sob anonimato;

- Um ou outro secretário de estado; e penso que até um ministro antes de o ser;

- Pouco mais de uma dezena de mensagens onde descomponho alguém que me pareceu incompetente na hora de me dar informação e um pouco mais de uma dezena de e-mails em que essas pessoas justamente me retribuem na mesma moeda;

- Alguns poemas ridículos que me hão de envergonhar até ao último torrão de terra cair sobre o meu caixão;

- Cartas para os meus filhos e para a mãe dos meus…

«Exactamente. Fomos avisados pela própria Policia Judiciária»

FC Porto, 30 anos a ganhar à custa de expedientes irregulares.  Revelações da ex-companheira de Pinto da Costa



Quem é que avisou?
"Foi um elemento da Policia Judiciária, amigo do irmão de Reinaldo Teles"

"Ele [árbitro] foi pago para o Porto ganhar e o Benfica perder. E fomos campeões."

Confissão do ex-árbitro Jacinto Paixão: "É verdade que o FCPorto nos ofereceu raparigas como era habitual fazer.."

«Não dou nenhuma credibilidade à reportagem da SIC» Rui Gomes Silva

Em seis minutos Rui Gomes Silva desmonta a peça da SIC sobre corrupção desportiva.




Rui Gomes Silva analisa a reportagem da SIC assinada pelo jornalista Gonçalo Azevedo Ferreira. No programa O Dia Seguinte, Gomes da Silva começou por dizer categoricamente: "Com todo o respeito pela SIC, não dou nenhuma credibilidade à reportagem".