Hino do Benfica - Master Groove
Avançar para o conteúdo principal

Hino do Benfica


A popularidade do Benfica fazia com que a exibição pública do Hino se confundisse com o Avante pelo Comunismo. E por vezes (ao que se dizia) havia quem o cantasse de punho fechado erguido ao alto. 

Para evitar "confusões" o Ministério do Interior, no início dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, "solicitou" aos dirigentes do Clube que evitassem a exibição pública do Hino. Para "evitar aproveitamentos políticos". 

Hino que foi sendo cada vez menos cantado em cerimónias do "Glorioso". Até porque nunca o foi muito... A ideia de Félix Bermudes foi solicitar ao maestro Alves Coelho (pai) que fizesse uma composição mais intimista para que os Benfiquistas (em particular os atletas) nele se inspirassem em momentos de maior dificuldade! Para recuperarem energia, vigor e Mística!

A letra do Hino do Clube, da autoria de Félix Bermudes, feito para assinalar as comemorações das Bodas de Prata (1929) nada tem a ver com o Comunismo! A palavra 'Avante' para Félix Bermudes estaria relacionado com o termo Avanti! do Futurismo criado por Marinetti alguns anos antes.

SER BENFIQUISTA

Uma canção que ganhou estatuto como um «hino»
Data: 1953 - Letra e Música: Paulino Gomes Júnior - Interpretado pelo tenor Luís Piçarra.

Já em contagem decrescente para as comemorações do meio-século de existência, o director do Jornal "O Benfica" fez uma letra e música brilhantes que foram interpretadas pelo tenor Luís Piçarra, em 11 de Abril de 1953, no II Sarau Artístico, no Pavilhão dos Desportos, uma das inúmeras iniciativas do Clube para angariação de verbas destinadas a poder erguer a "Saudosa Catedral" sem custos onerosos para o futuro do "Glorioso". O brilhantismo da interpretação de Luís Piçarra tornaram o tema muito popular e acarinhado pelos Benfiquistas. Que foi depois a «canção Benfiquista do ano em 1954», nas comemorações do 50.º aniversário, com interpretação do nosso Orfeão, no Coliseu dos Recreios.

Com as características intimistas do Hino, o facto do Benfica ser "aconselhado" a evitar entoá-lo publicamente por muitas vezes, para alguns "cantantes" o "Avante Pelo Benfica" ser alterado para "Avante pelo PêCê" ou "Avante pelo Comunismo", para além do brilhantismo da interpretação de Luís Piçarra bem como a letra simples e identitária entre os Benfiquistas levou muitos a entoá-lo tanto (e com tanto gosto) que passou a "Hino Oficioso". Ainda hoje é assim. Atente-se!

Alberto Miguéns

Hino do Sport Lisboa e Benfica

Todos por um, eis a divisa
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza
Em gloriosa tradição.

Olhando altivo o seu passado
Pode ter fé no seu futuro,
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.

Avante, avante p'lo Benfica
Que uma aura triunfante Glorifica,
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado
Honrai agora os ases que nos honraram o passado.(x2)

Olhemos fitos essa Águia altiva
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva
Erguendo ao alto o nosso emblema.

Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Dêmos-lhe o nosso coração
Dêmos-lhe a fé, a alma.



letra: Félix Bermudes;  música: Alves Coelho;  Interpretação: Orfeão SLB;  Composto por ocasião do 25º aniversário do Clube (1929)





Veja:O Benfica era o clube do fascismo?

Comentários Blogger

  1. Obrigado! :D* Não sabia. Cada vez mais me orgulho de pertencer ao Maior Clube do Mundo! Obrigado Master!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. A 16 de Abril de 1953 foi apresentado num sarau de angariação de fundos para a construção do Estádio da Luz, no Pavilhão dos Desportos, com a presença de cerca de 6 mil benfiquistas o tema "Ser Benfiquista" escrito por Paulino Gomes Júnior (letra e música) e interpretado pelo cristalino tenor Luís Piçarra, muitas vezes tomado, erradamente, pelo hino oficial do Clube

    ResponderEliminar
  3. Nas paredes de Lisboa, vemos o refrão nuns tags assinados NN.

    Avante, avante p'lo Benfica
    Que uma aura triunfante Glorifica!!

    ResponderEliminar
  4. Espectacular. Letra SUBLIME. Os jogadores actuais deviam ouvir sempre o Nosso Glorioso HINO nos momentos imediatamente anteriores a cada jogo que fizessem com o Nosso MANTO SAGRADO.

    Para isso era preciso um Presidente com 100% de BENFIQUISMO PURO.

    BENFICAAAAAAAA MAIOR QUE O DESPORTOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  5. Devíamos fazer com que este voltasse a ser o nosso Hino!

    ResponderEliminar
  6. Não devíamos nada. O ser benfiquista é tocado há 60 anos, é claro que é o hino oficial do Benfica. Isto não passa de revisionismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

«Temos o inimigo dentro de portas»

Não carece de demonstração que o Benfica tem um duplo problema institucional; ao nível desportivo e ao nível do Estado. (António Barreto)




O critério da competência no recrutamento deve ser condicionado a demonstração de lealdade. E mesmo assim, deve ter-se em conta o impacto entre os adeptos. Recrutar para o clube pessoas que no passado lhe fizeram mal, não é sensato; mina a confiança e a coesão dentro e fora da estrutura.

Há muito que paira no ar a ideia de que há "submarinos" no Clube/SAD. Porém, lembremo-nos que Joaquim Oliveira tem assento no Conselho de Administração da SAD, por isso, está ao corrente de tudo o que se passa nela. Recomendaria proceder-se ao aumento de capital da SAD de forma a que JO, perdesse essa prerrogativa.

Temos o inimigo dentro de portas. Tínhamos outro, o BES.

Posto isto, não carece de demonstração que o Benfica tem um duplo problema institucional; ao nível desportivo e ao nível do Estado. Perante os ataques infames ao Benfica, de múltiplas fren…

Espiões no Benfica! Chamem a Policia do Porto

O Benfica continua a ser devassado! Foram divulgados, esta tarde, os contratos de trabalho de Castillo e Ferreyra!




Chamem a Policia!

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira José Maria Pedroto era mestre do disfarce. Criava uma cortina de fumo à volta de um assunto sem nexo, para "trabalhar" noutro! Foi assim que criou o «caso Calabote», em final dos anos 80, para encobrir a vergonha do FC Porto estar a ser escandalosamente beneficiado.



Durante 20 anos ninguém se lembrou de Calabote, porque nada se passara e o FC Porto foi campeão.

Em 1977, quando o Benfica começou a contestar os favores (descarados) ao FC Porto nesse campeonato de 1977/78, o treinador do FCP, José Maria Pedroto (tal como o jogador António Oliveira), respondiam sempre da mesma forma: "O que vocês queriam era o Calabote!".  E como já ninguém se lembrava do que se passara, foi fácil enganar as pessoas, até porque ele (eles) não diziam a que jogo se estavam a referir. 
Foram alguns - principalmente Pôncio Monteiro - que começaram a inventar, dando a entender que o Calabote beneficiava o Benfica em todos ou em muitos jogos: penáltis a favor e n…

As respostas aos e-mails

A tónica das mensagens que empolgam Jota Marques é invariavelmente de um pobre diabo a mendigar bugigangas mas não tem sido revelado o passo seguinte, se o Benfica satisfaz a pedincha - e é muito importante sabê-lo para formar uma acusação.



As respostas aos e-mails

Desde o início das fugas dos emails do Benfica me tem intrigado que nunca sejam divulgadas as respostas. A tónica das mensagens que empolgam Jota Marques é invariavelmente de um pobre diabo a mendigar bugigangas, a troco de informações básicas, mas não tem sido revelado o passo seguinte, nomeadamente se o Benfica satisfaz a pedincha - e é muito importante sabê-lo para formar uma acusação.

A última é do ex-árbitro Adão Mendes a pedir uma camisola e um livro com dedicatória, num embrulho à parte, para oferecer ao pai de um observador de arbitragem, ex-árbitro internacional, aliás. Mas agora desconhecemos se o Benfica enviou o pacote ou não e isso é muito frustrante.
Ontem, era o delegado Nuno Cabral a pedir um aumento de avenç…

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico?


hseneca@exameinformatica.pt
Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus
Como não sou exibicionista, vou poupar pormenores sobre aquilo que se pode encontrar na minha caixa de e-mail profissional:

- Alguns e-mails de pessoas que me deram informação sob anonimato;

- Um ou outro secretário de estado; e penso que até um ministro antes de o ser;

- Pouco mais de uma dezena de mensagens onde descomponho alguém que me pareceu incompetente na hora de me dar informação e um pouco mais de uma dezena de e-mails em que essas pessoas justamente me retribuem na mesma moeda;

- Alguns poemas ridículos que me hão de envergonhar até ao último torrão de terra cair sobre o meu caixão;

- Cartas para os meus filhos e para a mãe dos meu…

«Exactamente. Fomos avisados pela própria Policia Judiciária»

FC Porto, 30 anos a ganhar à custa de expedientes irregulares.  Revelações da ex-companheira de Pinto da Costa



Quem é que avisou?
"Foi um elemento da Policia Judiciária, amigo do irmão de Reinaldo Teles"

"Ele [árbitro] foi pago para o Porto ganhar e o Benfica perder. E fomos campeões."

Confissão do ex-árbitro Jacinto Paixão: "É verdade que o FCPorto nos ofereceu raparigas como era habitual fazer.."

O túnel da Madalena

Dizem que em dias gloriosos e radiosos, aparecem nos fundos daquela autêntica catacumba submundana, figuras fantasmagóricas – Abel “O Guarda” e “sus muchachos”. Ouvem-se rajadas de metralhadora…



O túnel da “Madalena”, cujo início da construção data de meados da década de 80 do século passado, é uma cópia fiel, mas muito mais refinada, de um, bem mais antigo, o das Antas - esse túnel tenebroso onde se simulava a sodomização dos árbitros e que foi um altar de medo, boçalidade, coacção e violência.

Um túnel apetrechado com um sistema de fios condutores “com tecnologia de ponta”, onde todas as chamadas telefónicas partiam ou chegavam à cabine controleira de Giorgio.

Augusto Duarte e António Araújo, suspeitos aventureiros da noite, atravessaram-no, seguindo sempre, sempre em frente, e numa escuridão total, sem um único clarão, trouxeram do seu interior o envelope mágico, uma simples folha de papel que à luz do dia se transformou em cinco notas de quinhentos euros.

Jacinto Paixão, José Chil…

FC Porto: ALDRABAR é um modo de vida

Quem manipula fotografias, manipula tudo: jogos, classificações, competições, árbitros, adversários, jornais, rádios & televisões, tudo, mesmo tudo!



Estão tão habituados a viciar e manipular, anos-e-anos-a-fio com impunidade, que para eles é natural aldrabar. É um modo de vida. Faz parte deles. Há quem queira e seja honesto. Estes são desonestos, aldrabões e trafulhas. Uma máquina a fazer o mal. (Miguéns)

«Esta ninguém me apaga!» Carolina Salgado



Depois de ter sido apagada da foto onde aparecia na comitiva que foi recebida pelo Papa João Paulo II, e que agora está em exposição do Museu do FC Porto, a ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, colocou no Facebook uma imagem em resposta ao líder portista: "Esta ninguém me apaga", escreveu.

Veja: O túnel da Madalena - Um túnel projectado até ao Vaticano, que ludibriou o Papa e os seus conselheiros.

Manuel Queiroz apanhado a mentir é arrasado em directo

Para Manuel Queiroz (presidente do CNID - Clube Nacional Imprensa Desportiva), o jogo Marítimo-Benfica, da época 2015/16, "foi estranho e levantou logo suspeitas porque Fransérgio jogou a ponta de lança". Entretanto, já o programa ia a meio, Queiroz recebeu uma resposta surpreendente.

imagem fonte:zerozero


Nota: Ninguém fala das poupanças do Marítimo contra o SCP (5 titulares no banco) para poderem defrontar o Benfica na jornada seguinte. 400.000 euros explicam essa estranheza. Também ninguém fala das 5 derrotas do Marítimo nas últimas 6 jornadas desse campeonato... (Rui Faria)

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting.



O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva" "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?"