Mário Figueiredo defende que "a verdade desportiva do campeonato está desvirtuada" pelas desigualdades das receitas dos clubes resultantes dos direitos televisivos. “O que apresentámos na Assembleia foi a centralização dos direitos televisivos.(ver) Os clubes de topo não receberiam menos do que os valores actuais. Do quinto classificado para baixo e até ao último clube da II Liga os clubes receberiam mais 50% das receitas que auferem actualmente. Fizemos a proposta e tínhamos investidores”, detalha.
Há clubes que têm contratos de longa duração com a Olivedesportos mas o presidente da Liga defende que “não são válidos”. A esse propósito, Mário Figueiredo anuncia que apresentou “uma queixa na Autoridade da Concorrência contra a Olivedesportos”. O dirigente confia que “até ao fim de 2013 os clubes estarão disponíveis para negociar centralizadamente os direitos”. E revela que se a Liga ganhar o processo irá “apresentar uma acção contra o Sr Joaquim Oliveira para a pedir o dinheiro que ele ficou este tempo todo”.
Mário Figueiredo considera que “a verdade desportiva do campeonato está desvirtuada e começa estruturalmente na questão dos direitos de transmissão televisiva. E a culpa não é dos clubes. É do sistema”, conclui. - (Entrevista ao programa "Terça à Noite" da Renascença)
Recordemos esta noticia do Jornal "Record" em 4 de Novembro de 2000..
«Munindo-se de pareceres de renomados juristas, como Pires de Lima, Antunes Varela e Meneses Cordeiro, entre outros, os três juízes-desembargadores, Urbano Dias, Martins Lopes e Marcos Rodrigues, fazem considerações pouco abonatórias em relação à Olivedesportos. O acórdão diz mesmo que os contratos celebrados entre aquela empresa e a Direcção do Benfica, presidida por Manuel Damásio, "são contrários à própria Constituição, como também à Lei de Televisão".
Tal como alegaram os responsáveis dos encarnados, o facto de a Olivedesportos não ser um operador de televisão é uma das principais teses apresentadas para determinar a anulação dos acordos celebrados».
Continuo na minha:
Joaquim Oliveira é um caso de policia!