A dois dias do Benfica ir jogar com o FCPorto no Dragão, torna-se pertinente relembrar alguns episódios relacionados com doping, também conhecido por amarelinha do Fernando Póvoas.
1. Doping no F.C.Porto
Hugo Moreira e Hélder Postiga formavam uma dupla temível no ataque dos juniores do FCPorto, e viriam a conquistar o título nacional da categoria. Ambos sobem à equipa B do FCPorto, a par de nomes como Ricardo Costa, Bruno Alves ou Tonel.
Hugo Moreira, acusou positivo num controlo, foi castigado e dispensado. O atleta acusou a utilização de uma substância proibida, a Furosenida, a 19 de Junho de 2001, após a realização da partida, Belenenses-FCPorto, relativa à fase final do Campeonato Nacional de Juniores. Seguiu-se o descalabro total na carreira.Recentemente Hugo Moreira numa entrevista a um jornal diz o seguinte: "Olhando para o meu passado, claro que me entristece a situação. Na altura, marcou-me bastante. Ainda para mais, sabendo que sou inocente. Calhou ser sorteado para o controlo. Eu apanhei seis meses, enquanto ao colega que estava comigo não aconteceu nada. Enfim, é melhor nem falar muito sobre esse assunto." Talvez um dia fale», desabafa Moreira ao Maisfutebol, deixando suspeitas no ar!
Perguntamos nós: Será que Hugo Moreira está com medo de levar um tiro nas rótulas, ou não quer revelar os segredos das “amarelinhas” dietas do Fernando Póvoas? Porque é que na URL do MaisFutebol surge o nome de Bruno Alves? Seria ele o “colega” a quem não aconteceu nada? E porque é que passado algum tempo a noticia foi retirada do Site? E porque é que todas as noticias relacionadas com Doping no F.C.Porto desaparecem da imprensa online? Kapotes
Muito curioso, Hugo Moreia não fica surpreso por ter sido apanhado, mas sim que "só ele" o tenha sido.
2. Jaime Pacheco
"Uns fumavam e davam tudo, outros bebiam leitinho e não se mexiam"
3. Fernando Mendes
O doping em Portugal: «Era sempre certo»
«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)» daqui
Posto isto, deve o Benfica pedir o controlo antidoping para o jogo com o FCPorto?
ANTI-DOPAGEM - Drº Luís Horta Telf: +351 21 795 40 00