Avançar para o conteúdo principal

Rui Veloso: "O Eusébio também era meio branco e gostava"



Adorava o Eusébio, desde os meus, provávelmente, seis, sete anos de idade...quem sabe não foi ele, na sua negritude, que me levou ao Luther King, e depois ao Freddie King, ao Albert King, ao BBKIng...
Não havia pretos no Porto, nunca tinha visto, mas na minha cave havia os blues, o funk, tudo isso e nem sequer a gente tinha visto um preto, para além do Dale Dover e o Mário João, do Boavista, que o pessoal adorava!

O meu pai levou-me a ver o discurso do Luther King em super 8 em filme antigo, o tal do I have a dream, eu era pequeno e logo percebi que havia mais alguma coisa para além da minha branquitude. Sou meio preto, e gosto, o Eusébio também era meio branco e gostava. Nesta mistura nos encontramos como povo. Eusébio estás no coração dos que ainda cá ficam!!

Rui Veloso,
in facebook - ontem

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários
2 Comentários

Comentários Blogger

  1. Caro Master, se tem linha aberta à direcção do SLB, peça para eles não se esquecerem o que aconteceu no minuto de silêncio em honra de Manuel Bento, há 2 épocas atrás, por parte das claques do fcp, e ela que impeça que estas voltem a emporcalhar, desta vez a homenagem ao Eusébio. Se a direcção não souber como, que pergunte, que eu sei de diversas maneiras

    ResponderEliminar
  2. Gente mesquinha .... como se fosse possível comparar o legado futebolístico do Manel Bento com a de um cidadão, nascido em berço de ouro, que fez do regionalismo e do fanatismo pelo fcp, a sua bandeira !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O túnel da Madalena - O túnel da corrupção!

O túnel da “Madalena”, cujo início da construção data de meados da década de 80 do século passado, é uma cópia fiel, mas muito mais refinada, de um, bem mais antigo, o das Antas - esse túnel tenebroso onde se simulava a sodomização dos árbitros e que foi um altar de mêdo, boçalidade, coacção e violência.

Um túnel apetrechado com um sistema de fios condutores “com tecnologia de ponta”, onde todas as chamadas telefónicas partiam ou chegavam à cabine controleira de Giorgio.

Augusto Duarte e António Araújo, suspeitos aventureiros da noite, atravessaram-no, seguindo sempre, sempre em frente, e numa escuridão total, sem um único clarão, trouxeram do seu interior o envelope mágico, uma simples folha de papel que à luz do dia se transformou em cinco notas de quinhentos euros.

Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado provaram no lusco-fusco desse túnel, os sabores de sexo oferecido, numa volúpia louca e corrupta de triste desfecho.

Martins dos Santos, ao palmilhá-lo com subserviência dur…

António Oliveira: «Benfica tem uma dimensão mundial muito grande»

"O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande (...) As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: O Benfica tem mais dimensão mundial do que o SCP e o FCP juntos".

António Oliveira, Zona Mista da RTPN. (veja aqui)

Frase do Dia por Marinho Neves

"Benfica ofereceu uma camisola do Eusébio a Cavaco Silva. A PGR vai investigar."

Marinho Neves


Mais de M.Neves: «Nenhum árbitro se vende por um jantar. O resto é ridículo»

«Bruno de Carvalho devia ir para o manicómio» Dias da Cunha

Dias da Cunha disse, nesta quinta-feira, que Bruno de Carvalho "devia ir para o manicómio". Em declarações à Antena 1, o ex-presidente do Sporting considera que a ida de Jorge Jesus para o Sporting é "absolutamente inacreditável".


Que lástima ter sido o Benfica a empurrá-lo para Alvalade

Que lástima ter sido o Benfica a empurrá-lo para Alvalade

*
E lá vai o Jesus para o Sporting perder a graça toda que nós lhe achávamos. E que lástima ter sido o Benfica a empurrá-lo para Alvalade. Sim, porque é sempre muito feio um patrão oferecer uma redução salarial a um trabalhador com méritos. Acontece muito disto na nossa sociedade doente. E alguma vez tinha de chegar ao futebol. Que pena ter sido logo ao Benfica.

Leonor Pinhão in a bola

Quanto tempo vai durar o entendimento entre Jesus e Bruno de Carvalho

Alguns amigos chamaram-me à atenção pela forma como abordei o caso de Jesus, até porque sou amigo pessoal dele. A todos direi que reconheço e tenho a certeza da capacidade de Jorge Jesus como técnico de futebol e que sem ele talvez o Benfica não chegasse onde chegou, mas isso só foi possível porque houve sintonia de esforços e estratégias. O meu único problema, como amigo e admirador de Jesus, é saber quanto tempo vai durar o bom entendimento entre Jesus e Bruno de Carvalho, duas personalidades perfeitamente incompatíveis.

Marinho Neves

Nuno Dias da RTP.. Nojento!

Para este comentador da RTP, o melhor golo da jornada da Liga dos Campeões, foi o golo de Yaya Touré do Manchester City. Um golo vulgaríssimo. Sobre o extraordinário golo de Rodrigo na Luz, marcado ao Basileia, nem uma palavra. Repito, NEM UMA PALAVRA.

adenda (Eduardo Sales): 
"Até admira como não escolheu o golo (penalti) da loura burra"