Avançar para o conteúdo principal

"Comprometer o futuro do Benfica"

COMPROMETER O FUTURO DO BENFICA
Penso que os Benfiquistas ainda não perceberam, na sua plenitude, as consequências futuras para o clube destas performances consecutivas na Liga dos Campeões.

Equipas que investem fortemente em jogadores, em estádios extraordinários, que atraem os melhores patrocinadores do mundo, que têm fãs em todos os continentes, que movem anualmente milhares de milhões de euros querem, obviamente, aumentar as suas receitas.

Equipas como o Real Madrid ou Barcelona, como a Juventus, como o Bayern de Munique, como o PSG ou um Manchester City precisam de aumentar o número de jogos competitivos, espectaculares e que, por consequência, tragam receitas ainda mais milionárias.

Quem não perceber isto, não percebe nada da indústria do futebol e não entende nada do que aí vem. E virá já em 2024 mais uma passo na separação entre os verdadeiramente grandes na Europa e um segundo pelotão.



Pela sua história, pelo seu nome, pela sua importância social num país como Portugal, o Benfica poderia, com toda a legitimidade, aspirar a ser incluído no grupo liderante, no grupo dos grandes, mas para isso teria de ser RELEVANTE em termos europeus, teria que ter resultados expressivos e vistosos na única prova que interessa: a Champions League.

Desenganem-se aqui aqueles que pensam que um bom desempenho ou mesmo até a conquista da Liga Europa são úteis para uma visibilidade europeia. Uma vez tive uma reunião com o Real Madrid e posso assegurar-vos que para os grandes só a Champions interessa. Tudo o resto é totalmente irrelevante.

Pois bem, pensar que se pode aceder a receitas estratosféricas que aí vêm sem investir é de um irrealismo confrangedor.

O Benfica teria que optar por um de 2 modelos: ou fazer jogadores para os outros ou assumir-se como um grande da Europa.

O Atlético de Madrid percebeu a tempo o que se passa e de um clube razoável, mas sem expressão europeia, tornou-se num gigante da Europa, num clube relevante, num clube que compra jogadores por 120 milhões. É certo que também os vende (mesmo que forçado a isso por lhe terem pago verdadeiramente uma cláusula de rescisão), mas não hesitou em reinvestir esse dinheiro.

Em Dezembro de 2018, apresentei um Programa de Governação para o Benfica em que, entre várias coisas propus: "Adicionar ao plantel pelo menos 3 jogadores de renome internacional que tragam valor acrescentado, que entusiasmem patrocinadores nacionais e internacionais e que mobilizem todos os sócios do Benfica. Este acréscimo de valor tornará o Benfica sempre o candidato mais forte a ganhar o campeonato nacional e dará reais probabilidades de chegar às fases decisivas da Liga dos Campões. Não basta dizer-se que se quer ser campeão europeu. É necessário ter uma estratégia e um rumo que permita alcançar esse desiderato."

Pois bem, num ano de vendas extraordinárias o Presidente do Benfica optou por ignorar este caminho. Investiu em jogadores desconhecidos tendo gasto em dois (RDT e Vinícius) quantias muito superiores àquelas que um verdadeiro negociador conseguiria pagar.

O Benfica aposta num modelo de uma fábrica de talentos (Seixal) e comprar jogadores sem relevância ora para pagar favores ora para os vender mais tarde.

O Benfica tornou-se num comprador e vendedor de jogadores, não se preocupando com a sua performance onde verdadeiramente importa: na Europa.

Este modelo vai satisfazendo os sócios enquanto formos ganhando internamente. Mas, o relógio está contra nós. No dia, não muito distante, quando formos colocados, escusadamente, num segundo pelotão europeu, sem acesso a receitas verdadeiramente milionárias, sem acesso a jogar contra as equipas que realmente importam, nesse dia os adeptos chorarão e perceberão a falta de visão de Luís Filipe Vieira.

Não tenho ilusões. Sei bem que este meu texto é perfeitamente inútil. Será motivo para, como tantas e tantas vezes, dizerem mal de mim, mas um dia, a realidade impor-se-á e dar-me-ão razão. Lamento dizer-vos: nessa altura será tarde demais.

Entre o modelo da fábrica de salsichas para alimentar os grandes e que gera comissões para distribuir por muitos (Paulo Gonçalves incluído) e um modelo que visasse fortalecer o Benfica desportivamente para que o nosso lugar seja indiscutível entre os grandes da Europa, Vieira optou, há muito, pelo primeiro. Dá muito mais dinheiro imediato que serve para tanta coisa. Serve para os amigos, para pagar casamentos, para pagar colégios, para o betão, para tudo isso. Só não serve para assegurar o futuro do Benfica. Só não serve para dar o futuro que o clube que eu amo merece.

Tenho pena, mas os Benfiquistas terão o futuro que estão agora a semear. Agora batem palmas e compactuam com tudo. Depois não terão moral para dizer nada.
Bruno Costa Carvalho

Nota:
Para quem não sabe, o Benfica já conseguiu chegar, sete vezes, à final da Liga dos Campeões. Foi Bicampeão Europeu (1960/61—1961/62), e vice-campeão as restantes cinco (1962/63 — 1964/65 — 1967/68 — 1987/88 — 1989/90).

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários Facebook


SIGA-NOS

Mensagens populares

«Não estamos a falar de um jovem coitadinho. Estamos a falar de crimes! O resto é conversa»

O pirata informático Rui Pinto! Desmontada a tese 'Robin Pinto dos Bosques'. Limpinho! Debate: 'O Pirata Rui Pinto' (excerto de 15 min). Com Aníbal Pinto, ex-advogado de Rui Pinto; Manuel Rodrigues; André Ventura; prof. Rui Pereira. Video:Play/Pause "Não estamos a falar de um coitadinho. Estamos a falar de crimes cometidos por alguém extremamente inteligente, com meios e intenção de os praticar. O resto é conversa". (Manuel Rodrigues, ex-inspector da PJ)

Proença Apanhado em Flagrante!?

Perante a gravidade do episódio descrito no email que recebi, e porque o Seguidor do Master Groove (identificado), também enviou para os jornais ABola, Record, JN e Expresso, decidi divulgar. Fw: Arbitro SLB-FCP Urgente!! No domingo passado eu e a minha namorada fomos às compras no Shopping Dolce Vita. Faltavam poucos minutos para acabar o jogo, FCPorto-Feirense, e decidimos ir embora para não apanhar a confusão dos adeptos a saírem do estádio.  Quando íamos em direcção ao meu carro, estacionado junto ao Dragão Caixa, vejo sair do estacionamento subterrâneo do estádio, um BMW, com o Sº Pedro Proença no banco de passageiro da frente. Estranhei esse facto por este arbitro não ser habitante da cidade do Porto, e até comentei que seria engraçado se ele fosse o nomeado para o jogo de sexta-feira. Hoje fiquei sem reacção, quando soube pelo jornal a Bola que este tinha sido o escolhido. A sua aparição no Dragão pode até não ter nada a ver com as nomeações, mas é tudo muito e

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting. O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva " "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?" Play/Pause Não vale roubar o video!

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

INTRODUÇÃO: «Sobre a Tirania - Vinte Lições do Séc. XX» de Timothy Snyder. 'E-mails bombásticos'  - As palavras que são escritas numa determinada situação, apenas fazem sentido nesse contexto. O próprio acto de deslocá-las do seu momento histórico colocando-as posteriormente num outro, consiste num acto de falsificação. Play/Pause Não vale roubar o video! Lição sobre 'E-mails Bombásticos', narrada por João Gobern. "O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis" - Timothy Snyder é professor na Universidade de Yale (EUA), tendo-se especializado na História da Europa Central e de Leste bem como na História do Holocausto. Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus https://exameinformatica.sapo.pt/ (...) Terminada esta descrição resumida, é c

História da penhora do Estádio das Antas - José Gomes Ferreira

Esta é a parte da intervenção de José Gomes Ferreira que foi removida do vídeo que circula nas redes sociais!

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

Pedro Proença insulta os portugueses

Como presidente e amigo estou muito feliz, por ontem ter dado o Prémio Prestígio a Joaquim Oliveira. Uma pessoa cujo contributo em prol do bom nome das competições desportivas é unanimemente reconhecido. O futebol profissional continua a contar consigo. - Pedro Proença (@PresidenteLPFP) July 6, 2019 No futebol português, cadastro é currículo.

Posts do momento

«Não estamos a falar de um jovem coitadinho. Estamos a falar de crimes! O resto é conversa»

O pirata informático Rui Pinto! Desmontada a tese 'Robin Pinto dos Bosques'. Limpinho! Debate: 'O Pirata Rui Pinto' (excerto de 15 min). Com Aníbal Pinto, ex-advogado de Rui Pinto; Manuel Rodrigues; André Ventura; prof. Rui Pereira. Video:Play/Pause "Não estamos a falar de um coitadinho. Estamos a falar de crimes cometidos por alguém extremamente inteligente, com meios e intenção de os praticar. O resto é conversa". (Manuel Rodrigues, ex-inspector da PJ)

Proença Apanhado em Flagrante!?

Perante a gravidade do episódio descrito no email que recebi, e porque o Seguidor do Master Groove (identificado), também enviou para os jornais ABola, Record, JN e Expresso, decidi divulgar. Fw: Arbitro SLB-FCP Urgente!! No domingo passado eu e a minha namorada fomos às compras no Shopping Dolce Vita. Faltavam poucos minutos para acabar o jogo, FCPorto-Feirense, e decidimos ir embora para não apanhar a confusão dos adeptos a saírem do estádio.  Quando íamos em direcção ao meu carro, estacionado junto ao Dragão Caixa, vejo sair do estacionamento subterrâneo do estádio, um BMW, com o Sº Pedro Proença no banco de passageiro da frente. Estranhei esse facto por este arbitro não ser habitante da cidade do Porto, e até comentei que seria engraçado se ele fosse o nomeado para o jogo de sexta-feira. Hoje fiquei sem reacção, quando soube pelo jornal a Bola que este tinha sido o escolhido. A sua aparição no Dragão pode até não ter nada a ver com as nomeações, mas é tudo muito e

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting. O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva " "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?" Play/Pause Não vale roubar o video!

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

INTRODUÇÃO: «Sobre a Tirania - Vinte Lições do Séc. XX» de Timothy Snyder. 'E-mails bombásticos'  - As palavras que são escritas numa determinada situação, apenas fazem sentido nesse contexto. O próprio acto de deslocá-las do seu momento histórico colocando-as posteriormente num outro, consiste num acto de falsificação. Play/Pause Não vale roubar o video! Lição sobre 'E-mails Bombásticos', narrada por João Gobern. "O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis" - Timothy Snyder é professor na Universidade de Yale (EUA), tendo-se especializado na História da Europa Central e de Leste bem como na História do Holocausto. Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus https://exameinformatica.sapo.pt/ (...) Terminada esta descrição resumida, é c

História da penhora do Estádio das Antas - José Gomes Ferreira

Esta é a parte da intervenção de José Gomes Ferreira que foi removida do vídeo que circula nas redes sociais!

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

Pedro Proença insulta os portugueses

Como presidente e amigo estou muito feliz, por ontem ter dado o Prémio Prestígio a Joaquim Oliveira. Uma pessoa cujo contributo em prol do bom nome das competições desportivas é unanimemente reconhecido. O futebol profissional continua a contar consigo. - Pedro Proença (@PresidenteLPFP) July 6, 2019 No futebol português, cadastro é currículo.