"O final do jogo de ontem entre o Belenenses e o FC Porto ficou marcado por uma alegada tentativa de agressão a João Fonseca, da "Rádio Renascença", por parte de Rui Cerqueira, director de comunicação do clube azul-e-branco. De facto, essa será a versão de alguns jornalistas que estiveram no local, ainda que o "O Jogo" vá mais longe e cite o nome de David Carvalho, da "TSF", que, de acordo com o jornal desportivo, terá mesmo relatado um pontapé de Rui Cerqueira a João Fonseca".
Marinho Neves, hoje no facebook...
Vocês nem imaginam o quanto isto me confunde. Fui colega e amigo de Rui Cerqueira, fiz várias viagens pelo mundo com ele e enquanto jornalista, era daqueles em quem se podia confiar, sempre longe das confusões, nada agressivo, muito pelo contrário e por isso, para mim é um espanto que se tenha transformado naquilo que as últimas notícias nos trazem. Ganhar o pão é importante, mas não a qualquer preço. Rui Cerqueira é jornalista e pode ser descartado do clube a qualquer momento, vai ser difícil voltar à profissão que lhe deu vida.
Uma vez no Qatar, num campeonato do mundo sub21 tive como companheiro o Rui Cerqueira que trabalhava na Antena 1. Durante o campeonato rebentou um escândalo com um grupo de asiáticos que compravam jogos. Um dia resolvi ir entrevistar os asiáticos e entrei pelo quarto deles dentro, levando comigo o Rui Cerqueira. Enquanto eu colocava de forma frontal as perguntas aos alegados corruptores. o Rui Cerqueira quase se mijou de medo e abandonou o local. Vê-lo agora a agredir a torto e a direito é para mim uma novidade.