Avançar para o conteúdo principal

Julio Machado Vaz: O derby

Maria,
O Benfica marca passo em vez de golos e a criança dentro de mim enovela-se para chorar. 
Vivemos numa sociedade que suporta com ligeireza os danos colaterais – nas guerras a céu aberto ou nas reuniões discretas da alta finança é dado adquirido que muitos ficarão pelo caminho, debaixo de cruzes ou nas sarjetas, em prol de um futuro melhor para todos (os outros). Contigo descobri o conceito de “benefício colateral”. O Benfica encarniçava-se contra mais uma parede, o mundo fugia dos pés da criança, a cor da face do seu filho adulto, que a custo mantinha as aparências até mergulhar em longa insónia, mais tabuleiros houvera e em mais eu perderia, o sonho de um desprendimento sábio nunca se realizou. 

Entraste na minha vida e não escondeste a surpresa perante o que consideravas um desperdício - sofrer por noventa minutos de bola cá, bola lá, homens feitos de calções perseguindo-a e não desprezando en passant canelas adversárias, rostos ingénuos e escandalizados – “quem? eu?” – prontos a emoldurarem mãos postas na direcção de juízes vestidos de negro, filhos de mães que ninguém no improvisado tribunal conhece mas são alvo de gritos e dedos certos da sua má conduta, toda(s) a(s) cena(s) emoldurada(s) por milhões de euros em país que alega não os ter para fazer cantar um cego, comer um pobre, ficar um emigrante, investigar um universitário, trabalhar as gentes. É revoltante, dizias. E no entanto... Nesses momentos o amor levava a melhor sobre as dúvidas quanto à minha sanidade mental e oferecias ombro solidário ao adulto e colo terno à criança, que da sua tristeza funda chamava o filho grande e ainda renitente por arrogância superficial, encontrávamo-nos a meio caminho, no silêncio acolhedor do teu peito. 

Ao som regular do teu enorme coração o miúdo adormecia e eu acordava para outros jogos, em que (me) perdia, fascinado por esse prazer longínquo e vertiginoso, de que as mulheres têm o segredo e os homens a nostalgia orgulhosa de quem participa nos bastidores. E assim, a cada novo tropeço do Benfica, o túnel não ficava menos escuro, mas a certeza da tua luz diminuía-lhe minutos, lágrimas e imprecações, o sofrimento fazia sentido, vezes houve em que desconfiei ser o preço a pagar pelo esplendor do que vivíamos, este meu fundo judaico-cristão...

P.S. E não é que ganharam? Cinco minutos de alegria aliviada. E como a águia em voo picado sobre a carne – mas sem milhares a asssistirem! – assalta-me consciência da injustiça das palavras. Por incompletas... Eles ganhavam e tu sorrias, divertida, dos nossos risos, ainda incrédulos mas já prontos para festejos menos recatados. Seguias-nos, vigilante, rumo a cervejaria ou casa de amigos, aceitavas de bom grado os festejos, mas qualquer brisa de exagero enfunava as velas do teu sobrolho, o sorriso não esmorecia e no entanto abrigava a cautela, órfã dos caldos de galinha, mas severa – “Júlio, como é aquela frase que me ensinaste? Il faut garder la mesure?”. E eu e o puto não guardávamos bandeiras, cachecóis, finos, bifes, gargalhadas ou abraços de compinchas; apenas isso – la mesure. Além da muito pouco secreta esperança de terminar, perdão!, começar a noite no teu peito.

Maria, tu adoçavas as derrotas e vestias de cores ainda mais garridas as vitórias, não há fim de jogo do Benfica em que os meus olhos não busquem a porta, supersticiosos. Nada. E pluribus unum. De todos, um? Tempos houve em que sim, de nós os dois nascia um, tal a cumplicidade, que não anulava nenhum e enriquecia ambos. Agora só partilhamos um meridiano. E outro silêncio; estéril. Ponho Dark Side of the Moon. Um coração bate, mas não é o teu. E o grito não chega a Londres...
Boa noite. Fica bem.




Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

Siga-nos



Mensagens populares

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

FC Porto: ALDRABAR é um modo de vida

Portismo: Aldrabar é um modo de vida Quem manipula fotografias, manipula tudo: jogos, classificações, competições, árbitros, adversários, jornais, rádios & televisões, tudo, mesmo tudo! Mais recentemente, no museu do FC Porto foi colocada uma fotografia da visita de uma delegação do clube nortenho ao Vaticano. Ali não houve toque divino, houve intento humano. Pacóvio, néscio, execrável. Carolina foi decapitada no retrato, foi mesmo travestida de um sacerdote católico, numa fotomontagem tão tosca quanto tosca foi a sentença. O papa João Paulo II, a título póstumo, foi aldrabado, ele que até deu uma bênção a Carolina, ainda que fosse curioso saber em que condição a senhora integrou o naipe de dirigentes portistas nessa badalada recepção papal. João Malheiro, DESTAK 2003 Carolina Salgado: «Esta ninguém me apaga!» Depois de ter sido apagada da foto onde aparecia na comitiva que foi recebida pelo Papa João Paulo II, e que agora está em exposição do Museu do FC Porto, a ex-compan

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para "correr" com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira! Gente sem vergonha que enxovalha tudo e todos! Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 70 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado nos campeonatos nacionais de 1977/78 e 1978/79.

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis. - Timothy Snyder , professor Universitário de Yale (EUA). Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus exameinformatica.sapo.pt Quero fazer uma declaração de interesses: eu sou do Sporting. Quase maluquinho, admito, mas não sou parvo . (...) Terminada esta descrição resumida, é chegada a hora de invocar o homem a quem dou honra de título nesta crónica para lhe colocar uma questão: Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico? Fico a aguardar pela resposta, mas digo-te já: enquanto não d

Pinto da Costa arrasado em directo

Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à tentativa caluniosa de ligar o Benfica a qualquer Regime. Não só é um insulto à história do SLB, como a todos os que lutaram pela democracia no tempo da ditadura.

«Há aqui motivo para um processo crime contra Fernando Santos»

Rita Garcia Pereira arrasa Fernando Santos no caso FEMACOSA. "Acho estranho que ninguém fale da condenação de Fernando Santos, e que ninguém questione como é que nós temos um selecionador que defraudou o Fisco." "Fernando Santos não me representa! Sinceramente isto envergonha-me." "Há aqui motivo para se avançar com um processo crime contra Fernando Santos, e com um processo disciplinar à (juíza) filha de Fernando Santos. A questão é se há coragem." Video edição: Master Groove . ( Não vale roubar o vídeo! )

António Oliveira: O Benfica tem uma dimensão mundial muito grande

"O Benfica tem mais dimensão mundial que FC Porto e Sporting juntos" O Benfica tem uma característica muito especial... "O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande. As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: o Benfica tem mais dimensão mundial que FC Porto e Sporting juntos" — António Oliveira, na RTP | 2012 ( ver no Twitter ). Não vale roubar o video!

Posts do momento

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

FC Porto: ALDRABAR é um modo de vida

Portismo: Aldrabar é um modo de vida Quem manipula fotografias, manipula tudo: jogos, classificações, competições, árbitros, adversários, jornais, rádios & televisões, tudo, mesmo tudo! Mais recentemente, no museu do FC Porto foi colocada uma fotografia da visita de uma delegação do clube nortenho ao Vaticano. Ali não houve toque divino, houve intento humano. Pacóvio, néscio, execrável. Carolina foi decapitada no retrato, foi mesmo travestida de um sacerdote católico, numa fotomontagem tão tosca quanto tosca foi a sentença. O papa João Paulo II, a título póstumo, foi aldrabado, ele que até deu uma bênção a Carolina, ainda que fosse curioso saber em que condição a senhora integrou o naipe de dirigentes portistas nessa badalada recepção papal. João Malheiro, DESTAK 2003 Carolina Salgado: «Esta ninguém me apaga!» Depois de ter sido apagada da foto onde aparecia na comitiva que foi recebida pelo Papa João Paulo II, e que agora está em exposição do Museu do FC Porto, a ex-compan

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para "correr" com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira! Gente sem vergonha que enxovalha tudo e todos! Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 70 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado nos campeonatos nacionais de 1977/78 e 1978/79.

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis. - Timothy Snyder , professor Universitário de Yale (EUA). Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus exameinformatica.sapo.pt Quero fazer uma declaração de interesses: eu sou do Sporting. Quase maluquinho, admito, mas não sou parvo . (...) Terminada esta descrição resumida, é chegada a hora de invocar o homem a quem dou honra de título nesta crónica para lhe colocar uma questão: Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico? Fico a aguardar pela resposta, mas digo-te já: enquanto não d

Pinto da Costa arrasado em directo

Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à tentativa caluniosa de ligar o Benfica a qualquer Regime. Não só é um insulto à história do SLB, como a todos os que lutaram pela democracia no tempo da ditadura.

«Há aqui motivo para um processo crime contra Fernando Santos»

Rita Garcia Pereira arrasa Fernando Santos no caso FEMACOSA. "Acho estranho que ninguém fale da condenação de Fernando Santos, e que ninguém questione como é que nós temos um selecionador que defraudou o Fisco." "Fernando Santos não me representa! Sinceramente isto envergonha-me." "Há aqui motivo para se avançar com um processo crime contra Fernando Santos, e com um processo disciplinar à (juíza) filha de Fernando Santos. A questão é se há coragem." Video edição: Master Groove . ( Não vale roubar o vídeo! )

António Oliveira: O Benfica tem uma dimensão mundial muito grande

"O Benfica tem mais dimensão mundial que FC Porto e Sporting juntos" O Benfica tem uma característica muito especial... "O Benfica é um clube com uma dimensão mundial muito grande. As pessoas ofendem-se quando, pondo de parte o meu portismo, digo isto: o Benfica tem mais dimensão mundial que FC Porto e Sporting juntos" — António Oliveira, na RTP | 2012 ( ver no Twitter ). Não vale roubar o video!