A-PV: O momento do Benfica (artigo completo) - Master Groove
Avançar para o conteúdo principal

A-PV: O momento do Benfica (artigo completo)

«Vieira deve assumir dois compromissos: respeitar o contrato que fez com o treinador e não renovar o contrato com a Olivedesportos»



Como qualquer benfiquista, o meu estado de espírito não é muito recomendável. Em oito jornadas, passar de 5 pontos de vantagem sobre o rival para 4 de desvantagem (que, na prática, são 5), é difícil de digerir. Sobretudo se considerarmos que a equipa fez uma carreira brilhante na Champions (de onde o FCP saiu cedo e sem glória) e conquistou a Taça da Liga (uma prova mais difícil do que a Taça de Portugal).

É por isso, por ter criado tão altas expectativas, que os benfiquistas não se conformam com a possibilidade de voltar a perder o campeonato e disparam as suas setas sobre o alvo mais fácil: o treinador. “Jesus, dizem, não roda a equipa, preferiu Emmerson a um ex-campeão do Mundo, é arrogante, inventa, não sabe defender os resultados, as suas equipas rebentam sempre nos finais da época”, repetindo os lugares-comuns lançados por quem beneficia com a instabilidade do clube.

Ora, Jesus é um dos quatro melhores treinadores portugueses e o melhor que o Benfica teve desde a primeira época de Erickson. Graças a ele, pela primeira vez em muitos anos, o Benfica joga um futebol de grande qualidade, fez óptimas contratações, valorizou jogadores e levou uma equipa habituada a entregar o campeonato no Natal, a garantir sempre um lugar na Champions. É verdade que correu alguns riscos: aceitou jogar sem um lateral esquerdo ao nível do resto da equipa, entre Emerson e um Capdevilla com muitos quilómetros nas pernas, apostou no que lhe pareceu mais fresco, e encarou o jogo de Guimarães com alguma sobranceria. Mas, quanto à “quebra” no final da época, é bom lembrar que a equipa que perdeu em Alvalade (com a arbitragem de Artur Soares Dias), foi a mesma que, em 27 dias, ganhou ao Beira-Mar, fez duas exibições brilhantes com o Chelsea (a única equipa inglesa na Champions e que, portanto, não podia ser eliminada), afastou o FCP da Taça da Liga, empatou em Olhão, venceu o Braga, e teve 65% de posse de bola em Alvalade. Quanto às “invenções”, a verdade é que Jesus “inventou”, com sucesso, durante toda a época; e quanto às deficiências táticas e na comunicação, que eu saiba, não foram as limitações de Vítor Pereira como treinador nem a boçalidade das suas afirmações que impediram o FCP de estar à frente do campeonato.

As razões porque o Benfica se arrisca a perder o campeonato são outras: uma estrutura amadora ao nível da direcção desportiva e da informação/comunicação, que não soube acautelar e muito menos contrariar os efeitos da pressão sobre as arbitragens e a disciplina da FPF (à qual Vieira deu o seu apoio “incondicional”), que coincidiu com a recusa da proposta da Olivedesportos, e que voltaram a condicionar os resultados neste final da época: em Coimbra, na Luz com o FCP, em Olhão e em Alvalade. Sem falar do castigo inédito de 2 jogos a Aimar, que o afastou cirurgicamente do último dérbi.

Os “abutres”, que aparecem sempre nestas alturas, preferem atirar a toalha ao chão e pedir a cabeça do treinador. Mas, o símbolo do Benfica é a águia, e não o abutre, e, se não houver arbitragens viciadas, tudo estará em aberto até à última jornada.

Com eleições à porta, há dois compromissos, por isso, que Vieira deve assumir: respeitar o contrato que fez com o treinador e não renovar o contrato com a Olivedesportos. O próximo Presidente, que poderá ser ele, não pode ficar amarrado a decisões que, de outro modo, comprometeriam a sua margem de manobra e o futuro do clube.

António-Pedro Vasconcelos, in: SOL 20Abril (disponível só na edição em papel-pag 50)

Partilhe este artigo

Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post
Comentários
8 Comentários

Comentários Blogger

  1. O António Pedro Vasconcelos grande benfiquista e grande conhecedor da realidade futebolística nacional,quando coloca a questão duma lacuna a nível da informação/comunicação,fez-me imediatamente ocorrer para preencher esse cargo o João Gobern,um grande jornalista que conhece melhor do que ninguém o que se passa nos "bastidores" dos corredores do poder e que sabe muito bem lidar com os "abutres" que dirigem o futebol em Portugal.Quanto ao resto,estou de acordo com ele,o Jorge Jesus é para manter,foi mais um ano de aprendizagem ao serviço do Benfica,cometeu alguns erros mas é um treinador sério e honesto que tem feito muito pelo Benfica.Sobre a Olivedesportos,estamos conversados há muito tempo,é inquestionável que devemos não renovar o contrato porque esse senhor é o grande "cancro" do futebol,aliás como o seu irmão António denunciou publicamente.Sobre Luís Filipe Vieira,nada a dizer.Deve continuar há frente dos destinos do Benfica por muitos mais anos,tem feito uma grande obra e o seu projecto ainda não está acabado.E mais,também tem apreendido com alguns erros o que é salutar para a consolidação do grande grupo Benfica.

    ResponderEliminar
  2. A posse de bola, o erro do profeta!

    Claro que o Benfica contra a SCP teve 65 de posse de bola e depois expôs-se ao contra-ataque, uma equipa com dois centrais que vinham de lesões, jogar com as linha tão altas e sempre com bola sujeita-se! O penalti surgiu de contra-ataque com o Luisão a correr quase do meio campo! O que estavam a fazer os centrais naquela zona?

    ResponderEliminar
  3. A direcção "não soube acautelar e muito menos contrariar os efeitos da pressão sobre as arbitragens e a disciplina da FPF, que coincidiu com a recusa da proposta da Olivedesportos, e que voltaram a condicionar os resultados neste final da época: em Coimbra, na Luz com o FCP, em Olhão e em Alvalade"

    está aqui tudo... só que a mim me parece impossível que a direcção pudesse fazer as duas coisas ao mesmo tempo... ou entrava no jogo e renovava com a olivedesportos ou fazia boicote como fez! como se luta contra a corrupção se o país não o faz??

    ResponderEliminar
  4. http://pluribusunum7.blogspot.pt/2012/04/2-mao-meia-final-da-taca-de-portugal.html

    Mais um roubo. Desta vez a pouco falada meia-final da taça em termos de arbitragem. Caso faças um post com o video peço-te que links o meu blog.

    ResponderEliminar
  5. Quero lembrar APV, que o JJ, do alto da sua arrogante sapiencia, trouxe aos adeptos do Benfica, as maiores humilhações de que tenho memória, com o fcpork, o que por si só é JUSTA CAUSA para despedimento.
    Além disso tem uma estranha alergia por jogadores portugueses e uma estranha apetencia por estrangeiros...
    Pior cego é o que não quer ver: todos sabemos que com JJ continuaremos a ser o bobo da corte dos morcões... !!!

    fersal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O raio do homem!
      E juntos ainda trouxeram e "criaram" jogadores péssimos, miseráveis como o Aimar, o Saviola, o Di Maria ou o Coentrão. E que descaramenteo, já ganhou um campeonato, pôs o Benfica a jogar à bola e muito bem (nem venham com o lirismo que tem que jogar maravilhas toda a época e todos os 90m de cada jogo ainda levando com as habituais habilidades dos árbitros!)e como hámuito não se via, e ainda tem a estúpida mania de pôr o Benfica a jogar ao ataque com todo e qualquer adversário! Queremos é jogar estilo Olhanense, não é?. De facto vergonhoso!!!!

      Eliminar
  6. Já era Hora de em vez de tarjas de Apupo ao treinador... Comunicar à Direcção o seguinte:
    - ANTI SPORCOS TV
    - FORA OLIVECORRUPTOS
    - TRIBUNAIS VENDIDOS
    - NÃO NOS CALAM!!

    ResponderEliminar
  7. Grândola, vila morena
    Terra da fraternidade
    O povo é quem mais ordena
    Dentro de ti, ó cidade

    Dentro de ti, ó cidade
    O povo é quem mais ordena
    Terra da fraternidade
    Grândola, vila morena

    Em cada esquina, um amigo
    Em cada rosto, igualdade
    Grândola, vila morena
    Terra da fraternidade

    Terra da fraternidade
    Grândola, vila morena
    Em cada rosto, igualdade
    O povo é quem mais ordena

    À sombra duma azinheira
    Que já não sabia a idade
    Jurei ter por companheira
    Grândola, a tua vontade

    Grândola a tua vontade
    Jurei ter por companheira
    À sombra duma azinheira
    Que já não sabia a idade

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Manuel Queiroz apanhado a mentir é arrasado em directo

Para Manuel Queiroz (presidente do CNID - Clube Nacional Imprensa Desportiva), o jogo Marítimo-Benfica, da época 2015/16, "foi estranho e levantou logo suspeitas porque Fransérgio jogou a ponta de lança". Entretanto, já o programa ia a meio, Queiroz recebeu uma resposta surpreendente.

imagem fonte:zerozero


Nota: Ninguém fala das poupanças do Marítimo contra o SCP (5 titulares no banco) para poderem defrontar o Benfica na jornada seguinte. 400.000 euros explicam essa estranheza. Também ninguém fala das 5 derrotas do Marítimo nas últimas 6 jornadas desse campeonato... (Rui Faria)

Verdades que as 'Virgens ofendidas' do Sporting merecem ouvir

Telespectador aviva a memória das 'Virgens ofendidas' do Sporting.



O telespectador Eugénio Matos, esta manhã no Opinião Pública SIC Noticias, disse muito do que tem de ser dito aos sportinguistas: "Todos têm responsabilidades, mas há muita gente a querer tirar o cavalo da chuva" "Agora estes senhores sofrem todos de Alzheimer?"

«Não dou nenhuma credibilidade à reportagem da SIC» Rui Gomes Silva

Em seis minutos Rui Gomes Silva desmonta a peça da SIC sobre corrupção desportiva.




Rui Gomes Silva analisa a reportagem da SIC assinada pelo jornalista Gonçalo Azevedo Ferreira. No programa O Dia Seguinte, Gomes da Silva começou por dizer categoricamente: "Com todo o respeito pela SIC, não dou nenhuma credibilidade à reportagem".


Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico?


hseneca@exameinformatica.pt
Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus
Como não sou exibicionista, vou poupar pormenores sobre aquilo que se pode encontrar na minha caixa de e-mail profissional:

- Alguns e-mails de pessoas que me deram informação sob anonimato;

- Um ou outro secretário de estado; e penso que até um ministro antes de o ser;

- Pouco mais de uma dezena de mensagens onde descomponho alguém que me pareceu incompetente na hora de me dar informação e um pouco mais de uma dezena de e-mails em que essas pessoas justamente me retribuem na mesma moeda;

- Alguns poemas ridículos que me hão de envergonhar até ao último torrão de terra cair sobre o meu caixão;

- Cartas para os meus filhos e para a mãe dos meus…

Há ou não justa causa nas rescisões no Sporting?

Vamos lá pôr os pontos nos is.


O especialista em Direito do Trabalho, Luís Gonçalves, ontem na SIC Noticias disse que há motivos para a justa causa nas rescisões dos jogadores do Sporting, e fez um desafio aos telespectadores.

Também Garcia Pereira, à Lusa, disse que entende existir "de facto um incumprimento contratual grave, culposo e, em alguns casos, doloso, das garantias dos praticantes desportivos", o que torna "praticamente impossível" uma decisão em favor dos 'leões'.


Meter o José Eduardo no Opinião Publica dá nisto!

Quando, para falar da Selecção de todos nós, convidam apoiantes de Bruno de Carvalho, dá nisto. O povo não perdoa!



José Eduardo e Daúto Faquirá (apoiantes de Bruno de Carvalho) formam os convidados da SICNoticias. O tema era a antevisão do Portugal-Espanha no Mundial, mas alguns telespectadores aproveitaram para confrontar os convidados com outros temas. Foram logo os três primeiros participantes.

Ainda a idade de Renato Sanches e o Sporting
(OJogo, 06-Julho-2016)

O jornalista Miles Chambers já respondeu através do seu Twitter ao comunicado emitido pelo Sporting a propósito de um artigo por si assinado, onde refere que o debate público a propósito da idade de Renato Sanches foi iniciado por Bruno de Carvalho.

"A intimidação do Sporting não funciona. Aqui está a razão pela qual o debate quanto à idade de Renato Sanches está enraizada no preconceito racial", escreveu, junto ao link para o seu artigo intitulado "Jovem, talentoso e preto: porque as reivindicações em torno d…

Paulo Garcia: Que insensibilidade é esta que nos rodeia a todos?

Excelente intervenção de Paulo Garcia no programa "O Dia Seguinte", sobre o terror que se viveu em Alcochete, e a cegueira de adeptos que não vêem o essencial. "A nova filosofia do eu".

"Qual é a insensibilidade que nesta altura nos rodeia a todos, para perceber na totalidade o que aconteceu em Alcochete? O que é que está a acontecer? Para onde é que nós estamos a conduzir a sociedade?"

Calúnia é crime! Isto não pode passar em claro

A propaganda nazi sabia que “uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade”. Era o que dizia o senhor Goebbels, o sinistro ministro da propaganda de Hitler. Pinto da Costa, há anos que lê da mesma cartilha e usa os mesmos métodos.

Pinto da Costa na Afurada



O Sr. Pinto da Costa montou uma ficção e vive nela. Ao contrário dos rivais de Lisboa, que escolheram animais existentes para símbolo dos seus clubes (a águia e o leão), o Sr. Pinto da Costa inventou um animal mitológico e faz crer aos portistas que ele existe: um dragão! Ora os dragões têm referido repetidamente que o Benfica ganhava sempre no passado porque era “o clube do Regime”, e agora o seu Chefe chegou ao desplante de dizer que era “o clube do Fascismo”! A calúnia é crime, meus senhores, e o Benfica devia pôr um processo a este senhor por difamação!
Este ano os portistas, mais uma vez, voltaram a eleger o slogan do Benfica: SLS, SLB! para celebrar o título. Um sinal de menoridade, para além do mais. O Benfica devia apre…