Avançar para o conteúdo principal

O Sporting e a birra dos árbitros

«(...) O grande problema do Sporting não são os erros da arbitragem - é não conseguir meter a bola na baliza» Bruno Prata, Público, 23/8/2011

Esta afirmação de Bruno Prata, que tem sido repetida por muitos, é falsa.


Porque o Sporting consegue meter a bola na baliza, mas o golo é mal invalidado. No jogo contra o Olhanense marcámos golos, contra o Beira-Mar é que não. E esse jogo foi depois da birra dos árbitros. E a questão não é essa. A questão é o facto de tanta gente querer fazer pensar que a questão é essa.

Imaginem que um homem, incompetente no seu trabalho, é despedido. Nesse dia volta para casa mais cedo e surpreende a mulher com o amante. Faz um escândalo. Eu digo que o marido é traído porque a mulher é galdéria, o Bruno Prata e outros jornalistas desportivos dirão que é traído porque é incompetente no emprego.
Mas não nos podemos iludir. A culpa desta situação é nossa, do Sporting. Não a culpa de falharmos golos ou de termos ofendido os árbitros, mas a culpa de ter aceitado, passivamente, o que tem acontecido nos últimos anos.

A culpa é nossa por nunca termos dito nada sobre o Apito Dourado. Por termos tido presidentes que se sentaram, como se nada fosse, ao lado de Pinto da Costa, o homem que recebe árbitros em casa, que lhes paga viagens ao Brasil, que lhes oferece fruta e ameaça oferecer o jantar. Por apoiarmos a eleição para a Liga de Fernando Gomes, ex-vice-presidente do Porto do tempo do Apito Dourado. O Sporting ajudou, com o seu silêncio, com a sua conivência, a que os comportamentos corruptos, que prejudicam o clube, passassem impunes e, mais grave, passassem a ser considerados irrelevantes.

Não foi só o Sporting, claro. Também têm culpa os jornalistas que continuam a fingir que não se passou nada. Os directores que evitam os assuntos polémicos, com medo de perder o acesso aos dez minutos iniciais dos treinos e às conferências de imprensa cheias de banalidades. Os comentadores que negam que o que se passou seja grave, para não terem de admitir que festejam títulos ganhos com trafulhice. Os clubes que não protestam quando são prejudicados em favor do Porto. Os dirigentes da Liga e da Federação que olham para o lado. Todos contribuem para que, em Portugal, a trapaça seja normal. Se é normal um presidente receber em casa um árbitro que, dois dias depois, vai beneficiar o seu clube num jogo importante e se, ainda por cima, é o presidente do clube que já pagou viagens ao Brasil a outros árbitros, então qual é o espanto por haver golos mal anulados como o do Sporting -Olhanense?

Os árbitros só fizeram este boicote patético porque acham que, como é o Sporting, podem. Porque, vendo a atitude do Sporting nos últimos anos, julgaram que éramos tíbios. Alguém acha que faziam isto ao Porto, por exemplo quando o Villas Boas criticou João Ferreira, antes de um jogo na época passada? Claro que não faziam. O Porto é que manda. Ou manda dar fruta, ou manda dar o jantar. Ou putas, ou porrada.
Quem não se dá ao respeito, como Sporting não se deu nos últimos anos, acaba assim, com um grupo de bandalhos a achar que nos pode intimidar. Mas ainda podemos mostrar-lhes o quanto estão enganados.

O que há a fazer, aconteça o que acontecer, é não pedir desculpa. Está fora de questão ceder sequer um milímetro. Seria admitir que somos menos do que os outros clubes. E, se palhaçada continuar, então devemos recusar participar neste campeonato. Era a atitude que devia ter sido tomada quando se descobriu que a fraude do Apito Dourado ia passar incólume. Ainda vamos a tempo.

PS - A solução para o problema do futebol português não passa pelo aumento da competência dos árbitros através da sua profissionalização. É uma falácia. A maioria das vezes não erram por incompetência, erram por corrupção. E aumentar-lhes o salário só vai fazer com que se esforcem mais para fazer batota a favor de quem influencia a decisão sobre que árbitro tem melhor nota e sobe de escalão, logo ganha mais. O Apito Dourado mostrou bem quem manda nesta bodega. Enquanto o Presidente do Porto puder oferecer fruta, viagens e cafezinhos à vontade, o que é que interessa se é a árbitros de classe média ou a árbitros de classe média alta? Ou será que, se ganhasse mais dinheiro, Augusto Duarte já não precisava de aconselhamento matrimonial de Pinto da Costa para o seu pai? E Jacinto Paixão, com um aumento de salário, deixava de preferir mulatas?
Zé Diogo Quintela

Recomendo a leitura: Exclusivo: A-PVasconcelos - Rival ou inimigo?


Anterior
Prev Post
Seguinte
Next Post

Siga-nos



Mensagens populares

António Melo responde e arrasa Frederico Varandas

Análise à entrevista do presidente do Sporting, Frederico Varandas. Por: António Melo - adepto do Benfica, esta segunda-feira, na ABola TV. Não vale roubar! ( Master Groove )

«Há aqui motivo para um processo crime contra Fernando Santos»

Rita Garcia Pereira arrasa Fernando Santos no caso FEMACOSA. "Acho estranho que ninguém fale da condenação de Fernando Santos, e que ninguém questione como é que nós temos um selecionador que defraudou o Fisco." "Fernando Santos não me representa! Sinceramente isto envergonha-me." "Há aqui motivo para se avançar com um processo crime contra Fernando Santos, e com um processo disciplinar à (juíza) filha de Fernando Santos. A questão é se há coragem." Video edição: Master Groove . ( Não vale roubar o vídeo! )

FC Porto: ALDRABAR é um modo de vida

Portismo: Aldrabar é um modo de vida Quem manipula fotografias, manipula tudo: jogos, classificações, competições, árbitros, adversários, jornais, rádios & televisões, tudo, mesmo tudo! Mais recentemente, no museu do FC Porto foi colocada uma fotografia da visita de uma delegação do clube nortenho ao Vaticano. Ali não houve toque divino, houve intento humano. Pacóvio, néscio, execrável. Carolina foi decapitada no retrato, foi mesmo travestida de um sacerdote católico, numa fotomontagem tão tosca quanto tosca foi a sentença. O papa João Paulo II, a título póstumo, foi aldrabado, ele que até deu uma bênção a Carolina, ainda que fosse curioso saber em que condição a senhora integrou o naipe de dirigentes portistas nessa badalada recepção papal. João Malheiro, DESTAK 2003 Carolina Salgado: «Esta ninguém me apaga!» Depois de ter sido apagada da foto onde aparecia na comitiva que foi recebida pelo Papa João Paulo II, e que agora está em exposição do Museu do FC Porto, a ex-compan

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para "correr" com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira! Gente sem vergonha que enxovalha tudo e todos! Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 70 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado nos campeonatos nacionais de 1977/78 e 1978/79.

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis. - Timothy Snyder , professor Universitário de Yale (EUA). Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus exameinformatica.sapo.pt Quero fazer uma declaração de interesses: eu sou do Sporting. Quase maluquinho, admito, mas não sou parvo . (...) Terminada esta descrição resumida, é chegada a hora de invocar o homem a quem dou honra de título nesta crónica para lhe colocar uma questão: Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico? Fico a aguardar pela resposta, mas digo-te já: enquanto não d

Pinto da Costa arrasado em directo

Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à tentativa caluniosa de ligar o Benfica a qualquer Regime. Não só é um insulto à história do SLB, como a todos os que lutaram pela democracia no tempo da ditadura.

Posts do momento

António Melo responde e arrasa Frederico Varandas

Análise à entrevista do presidente do Sporting, Frederico Varandas. Por: António Melo - adepto do Benfica, esta segunda-feira, na ABola TV. Não vale roubar! ( Master Groove )

«Há aqui motivo para um processo crime contra Fernando Santos»

Rita Garcia Pereira arrasa Fernando Santos no caso FEMACOSA. "Acho estranho que ninguém fale da condenação de Fernando Santos, e que ninguém questione como é que nós temos um selecionador que defraudou o Fisco." "Fernando Santos não me representa! Sinceramente isto envergonha-me." "Há aqui motivo para se avançar com um processo crime contra Fernando Santos, e com um processo disciplinar à (juíza) filha de Fernando Santos. A questão é se há coragem." Video edição: Master Groove . ( Não vale roubar o vídeo! )

FC Porto: ALDRABAR é um modo de vida

Portismo: Aldrabar é um modo de vida Quem manipula fotografias, manipula tudo: jogos, classificações, competições, árbitros, adversários, jornais, rádios & televisões, tudo, mesmo tudo! Mais recentemente, no museu do FC Porto foi colocada uma fotografia da visita de uma delegação do clube nortenho ao Vaticano. Ali não houve toque divino, houve intento humano. Pacóvio, néscio, execrável. Carolina foi decapitada no retrato, foi mesmo travestida de um sacerdote católico, numa fotomontagem tão tosca quanto tosca foi a sentença. O papa João Paulo II, a título póstumo, foi aldrabado, ele que até deu uma bênção a Carolina, ainda que fosse curioso saber em que condição a senhora integrou o naipe de dirigentes portistas nessa badalada recepção papal. João Malheiro, DESTAK 2003 Carolina Salgado: «Esta ninguém me apaga!» Depois de ter sido apagada da foto onde aparecia na comitiva que foi recebida pelo Papa João Paulo II, e que agora está em exposição do Museu do FC Porto, a ex-compan

Como desviar as atenções do FCPorto quando é alvo de denúncia

Negócios de FC Porto e Portimonense  A relação do empresário Theodoro Fonseca com os dois clubes: é accionista maioritário da SAD do Portimonense e também accionista da SAD do FC Porto. Ontem, durante o programa Liga D'Ouro, foi lançado um ALERTA CM: " O Ministério Público recebeu uma denúncia que envolve FC Porto e Portimonense". Naturalmente, seria de esperar que se comentasse o teor (a ser verdade, gravíssimo) desta denúncia. Comentou-se, sim, mas ao lado. Veja o que fez o moderador e o jornalista José Manuel Freitas: com perguntas e respostas manhosas, metem o Benfica ao barulho e...'Ciao', Alerta CM. Fantástico! O Francisco J. Marques não faria melhor. Play/Pause Não vale roubar o video!

Coação: FCPorto deveria ter descido de divisão

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para "correr" com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga. (22-05-2010) «Fizeram-me a vida negra»

Foi Pedroto que criou o «caso Calabote»

FC Porto: Mestres da mentira! Gente sem vergonha que enxovalha tudo e todos! Foi José Maria Pedroto que criou o «caso Calabote» em final dos anos 70 para responder a quem dizia que o FC Porto estava a ser escandalosamente beneficiado nos campeonatos nacionais de 1977/78 e 1978/79.

Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus

O roubo, a discussão ou a publicação de comunicações pessoais, destrói um fundamento básico da Carta Universal dos Direitos Humanos. Ninguém ( excepto, talvez, um tirano ) tem uma vida privada capaz de sobreviver à exposição pública com intenções hostis. - Timothy Snyder , professor Universitário de Yale (EUA). Francisco J. Marques, os teus e-mails são meus exameinformatica.sapo.pt Quero fazer uma declaração de interesses: eu sou do Sporting. Quase maluquinho, admito, mas não sou parvo . (...) Terminada esta descrição resumida, é chegada a hora de invocar o homem a quem dou honra de título nesta crónica para lhe colocar uma questão: Francisco J. Marques, achas mesmo que tens o direito, a legitimidade, ou apenas a moralidade para usar a minha caixa de correio electrónico, e desatar a ler os meus e-mails num programa de TV? A sério? Então por que não fazes o mesmo com a tua caixa de correio electrónico? Fico a aguardar pela resposta, mas digo-te já: enquanto não d

Pinto da Costa arrasado em directo

Júlio Machado Vaz e Rui Oliveira Costa, em resposta às declarações de Pinto da Costa na Afurada , colocam os "pontos nos is" relativamente à tentativa caluniosa de ligar o Benfica a qualquer Regime. Não só é um insulto à história do SLB, como a todos os que lutaram pela democracia no tempo da ditadura.